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SAQUAREMA, 1955, ÓLEO SOBRE TELA, 24 X 33 CM, COLEÇÃO PARTICULAR SÃO PAULO

                               soturno, até as sintéticas cenas praianas de intenso   subjacentes à sua obra: o ritmo do silêncio, o
                               colorido e contraste, realizadas nos anos 1950,   encanto do cotidiano, a emoção da cor e um lirismo
                               dentre as quais destacam-se aquelas realizadas   agudo - quase dolorido”.
                               no período em que morou em Salvador e que são   Nascido em Campinas, filho de imigrantes ita-
                               sua faceta mais conhecida.                  lianos, Pancetti teve uma infância difícil. O pai,
                               A seleção proposta por Denise Mattar, que foi   pedreiro (que trabalhou inclusive na construção do
                               também responsável pela curadoria da última   teatro Municipal de São Paulo), acaba mandando
                               grande retrospectiva do pintor, realizada em 2002   os filhos de volta para a Itália na companhia de
                               por ocasião de seu centenário de nascimento,   um tio. Logo após o término da I Guerra Mundial,
                               também procura dar visibilidade à presença de   o jovem com então 16 anos entra para a Marinha
                               outros gêneros em seu trabalho, como o retrato   Mercante e volta ao Brasil, onde segue a carreira
                               – com destaque para o autorretrato – e a natureza-  de marinheiro. É ali que começa a pintar, primeiro
                               -morta. Não se trata apenas de uma reafirmação   decorando os barcos e obtendo o apreço de seus
                               da versatilidade do artista, mas da necessidade   comandantes por causa de sua habilidade. Nos
                               de marcar que a sensibilidade de Pancetti não   anos 1930, é descoberto pelo circuito oficial, pas-
                               está restrita a apenas um gênero da pintura. A   sando a fazer parte, por algum tempo, do Grupo
                               curadora também dedica parte da exposição aos   Bernardelli, associação de pintores modernistas
                               diálogos do artista com a história da arte e com   que buscava uma alternativa ao ensino acadêmico.
                               mestres como Van Gogh e Cézanne.  Segundo   Os exercícios repetitivos e a falta de identidade
                               Denise Mattar, seu objetivo é “mostrar as questões   com outros membros acabam afastando-o do


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