Page 40 - ARTE!Brasileiros #41
P. 40

EXPOSIÇÃO SÃO PAULO















































                                                      LAGOA DO ABAETÉ, 1956, ÓLEO SOBRE TELA 45 X 60 CM, COLEÇÃO INSTITUTO SÃO FERNANDO - RJ



             grupo. Mas, desde então, passa a participar com   da manipulação precisa de elementos singelos
             frequência das Exposições da Academia Nacio-  como pessoas à beira-mar ou velas das embar-
             nal de Belas Artes. Chega a ser agraciado com a   cações. Como diz Olívio Tavares de Araújo, em
             máxima distinção em 1941 – o prêmio de viagem   citação presente no amplo catálogo da exposição,
             ao exterior – mas sua frágil saúde o impede de   sua “qualidade mais peculiar e inconfundível é a
             viajar e ele acaba trocando o prêmio por uma ajuda   maneira pela qual organiza as imagens no espaço”.
             financeira para custear seus tratamentos médicos.   Além dos contrastes, entre o intenso verde azu-
             É interessante notar como, ao longo do tempo,   lado do mar, o branco luminoso da areia e os tons
             Pancetti vai pouco a pouco adotando uma forma   variados do céu (que algumas vezes nada mais é do
             cada vez mais sintética de pintar, passando das   que uma estreita faixa violeta espremida no alto da
             representações mais realistas da paisagem para   tela), há também nas telas de Pancetti a presença
             sugestões rápidas, intensamente cromáticas, que   constante de figuras populares, com destaque
             se distanciam da representação mais realista para   para as lavadeiras, curvadas sobre as manchas de
             recriar, em golpes rápidos e concisos, a sensação   roupa secando ao sol ou carregando fardos sobre
             da paisagem. Somam-se à cor e ao gesto ágil, uma   a cabeça, repetindo assim uma das mais clássicas
             maneira bastante precisa e particular de situar   formas de representação do trabalho na história
             os elementos na tela. Pancetti lança mão, com   da arte ocidental (com destaque para a impres-
             frequência, de ângulos sinuosos, braços de areia   sionante “Lenhadoras”, pintura feita em 1949 em
             que se projetam transversalmente na tela. Cria   Arraial do Cabo) e ao mesmo tempo reafirmando
             uma intensa sensação de profundidade por meio   seu pertencimento à classe trabalhadora.


            40



         Book_ARTE41.indb   40                                                                               11/29/2017   4:51:32 AM
   35   36   37   38   39   40   41   42   43   44   45