Page 37 - ARTE!Brasileiros #41
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EXPOSIÇÕES VIBRANTES movimentam a         assemelha-se a uma constelação repleta de uni-
                                   cena de Buenos Aires para além da Bienalsur.   versos, um desses trabalhos quando a palavra
                                   O Museu de Arte Latinoamericano (Malba) além   sublime não dá conta de expressar tudo o que
                                   de apresentar a reorganização de seu acervo   ele representa.
                                   permanente, com Verboamerica, um excelente   As outras duas mostras do Mamba apresentam
                                   conjunto de narrativas sobre a produção latina   artistas que tiveram suas carreiras interrom-
                                   por meio de destaques de sua coleção, exibe   pidas de forma precoce, Liliana Maresca (1951
                                   “México Moderno, Vanguarda e Revolução”,   – 1994), vítima de Aids, aos 43 anos, e Sergio
                                   até fevereiro de 2018.                    Avello (1964 – 2010), aos 36 anos, por conta
                                   Uma das últimas mostras da gestão de Agustin   de um câncer.
                                   Perez Rúbio a frente da instituição, a mostra,   Apesar das exposições terem curadorias e mes-
                                   com curadoria de Victoria Giraudo, Sharon   mos salas distintas, ambas são essencialmente
                                   Jazzan e Ariadna Patiño Guadarrama reúne   expressões de artistas sintonizados com seu
                                   170 obras de 60 artistas, que atestam como   tempo.
                                   a arte mexicana vai além de Frida Kahlo e dos   Maresca, com uma larga produção nos anos 80
                                   muralistas Diego Rivera e David Siqueiros.  e 90, abordou questões de gênero, em fotos
                                   Já a Fundação Proa exibia “Manifesto”, de Julian   performativas, assim como temas do mundo da
                                   Rosefeldt, uma videoinstalação com  13 proje-  arte e das políticas neoliberais que a Argentina
                                   ções de interpretação de Cate Blanchett em   atravessou após o fim da ditadura.
                                   distintos papéis, misturando trechos de 50   Ela participou agora em 2017 da Bienal de
                                   manifestos artísticos. A Mostra de São Paulo   Istambul, justamente com “Recoleta” (1990),
                                   apresentou uma versão para a sala de cinema,   peça que também faz parte da exposição em
                                   sem, obviamente, o poder imersivo que 13 telas   Buenos Aires. Composta por uma dessas car-
                                   possibilitam, como se viu na Proa.        roças de carregar papéis velhos, ela é uma
                                   Já o Museu de Arte Moderna de Buenos Aires   crítica ao regime do presidente Carlos Menen
                                   (Mamba) apresentava três mostras individuais   (1989 – 1990), ao abordar o empobrecimento
                                   dedicadas a artistas argentinos, em um con-  da Argentina, naquele período.
                                   junto realmente impressionante, a começar por   Já Avello, com uma produção mais centrada no
                                   “Tomás Saraceno: como prender o universo em   início do século 21, também aborda questões
                                   uma teia ”.                               argentinas, como o nacionalismo, só que usa
                                   A primeira impressão de quem entra na única,   materiais mais pop, como lâmpadas de neon,
                                   ampla e escurecida sala da mostra é que Sara-  que constroem “Bandera”, exibida na Bienal do
                                   ceno se apropriou da “TTéia”, a icônica obra   Mercosul, em 2003, e reconstruída na retros-
                                   de Lygia Pape composta por fios dourados. No   pectiva do Mamba.
                                   entanto, trata-se de uma instalação constru-  Sua obra abrange também trabalhos sonoros,
                                   ída de fato por sete mil aranhas, durante seis   desenhos, pinturas, instalações, refletindo um
                                   meses, alcançando um total de 40 mil fios.   artista que transitava por várias mídias, como
                                   Com uma iluminação dramática, semelhante à   é grande parte da produção da atual geração,
                                   de Pape, a obra permite uma experiência tão   em diálogo com a produção minimalista norte-
                                   intensa como a brasileira. A instalação de Sara-  -americana, que Avello ironizava.
                                   ceno, no entanto, por seu tamanho e natureza,   Por meio desses três artistas, o Mamba con-
                                                                             segue, com mostras de fôlego, apresentar as
                                                                             últimas décadas da produção argentina, em
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                                   NO MAMBA, NUMA SALA DE QUASE 200 M ,      uma seleção complementar, mas respeitando
                                   SETE MIL ARANHAS, TECERAM DURANTE         individualidades. Programação exemplar desen-
                                   SEIS MESES MAIS DE 40 MIL FIOS            volvida por sua diretora, Victoria Noorthoorn.


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