Page 33 - ARTE!Brasileiros #41
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1960’s, no Guggenheim, em Nova York, em  1966.  mundo dos sonhos. Com Retrato de Luzia ou a res-
                                Assim como vários artistas, Wesley fez todo tipo   peito de Titia 1969 (arte ambiental) liquitex s/ tela
                               de experimentação; uma delas resultou na obra   e planta viva com um vaso, Wesley integra objetos
                               A Zona: Arino Boa Viagem, 1969, lápis de cor e   e plantas aos quadros na tentativa de  aprofundar
                               colagem, que tem importância especial dentro da   a aproximação de mundos diferentes, criando um
                               sua trajetória. O trabalho foi realizado em 1969,   jardim sobre o jardim de sua memória.
                               em Los Angeles, durante uma “viagem” lisérgica   Camargo fala com entusiasmo sobre o renasci-
                               com dois amigos. Camargo comenta que “apesar   mento da produção de Wesley. “No ano passado,
                               dos traços serem delicados, eles carregam uma   a obra  Trapézio ou uma Confissão”, feita para a
                               identidade pictórica forte e definida”. Ao longo de   Bienal de Veneza de 1966,  integrou a coletiva The
                               seis décadas Wesley passa por vários “ensaios” e   Word Goes Pop, na Tate Modern Gallery. Soffia Gotti,
                               escolhas. Quando chega ao LSD, via experimen-  que colaborou na mostra, diz que descobriu a obra
                               tação de novos processos, marca uma nova etapa   de Wesley quando visitou São Paulo pela primeira
                               em sua produção. Assim como grande parte dos   vez, durante o processo de pesquisa para The World
                               artistas dos anos 60, ele se interessa em explorar   Goes Pop”, quando conheceu a coleção Roger Wri-
                               experiências artísticas com a substância.   ght, que está agora na Pinacoteca do Estado. “Lá eu
                               Wesley sempre teve paixão por mitologias e a lei-  pude ver pela primeira vez a incrível instalação, uma
                               tura da mitologia grega para ele era como se lesse a   das poucas que Wesley produziu, chamada Trapézio
                               vida. Na obra O/Limpo: Anima 1971 (arte ambiental)   ou uma confissão. E foi interessante porque nós
                               ele agrega objetos variados como papel machê,   lemos o título de maneira errada.” Eles não leram
                               metal, tecidos, madeira, plástico, ferro, palha, terra,   confissão, mas sim confusão. “O que é na verdade
                               pedra e osso. Camargo comenta que Wesley inicia   o elemento chave em toda essa discussão porque
                               o projeto O/Limpo, “quando realiza 15 pinturas e   há muita confusão sobre o trabalho de Wesley. Mais
                               esta única instalação, em que retrata máscaras   ainda, essa instalação em particular foi catártica no
                               no universo particular ligado às configurações   meu entendimento sobre a sua prática de maneira
                               da Mitologia Grega”. O diferencial é que esta obra   mais geral, porque é um cubo imersivo em barras,
                               perpassa por toda a vida de Wesley até sua morte   suspenso em painéis, sendo dois de madeira e dois
                               em 2010. Torna-se um work in progress eterno, no   de acrílico.”, comenta Soffia.
                               qual, de tempos em tempos, ele incorpora novos   Camargo fala da forte presença de Wesley nessa
                               elementos, como um objeto pessoal de estimação.  mostra e se diz satisfeito com o conjunto signifi-
                               Um dos trabalhos que chama a atenção no conjunto   cativo que expõe na Miami Art Basel. Diante de
                               é A iniciação do mito de Narcisssus, 1981, lápis,   um mercado nem sempre conhecedor da historia
                               de cor, guache, nanquim, carimbo, colagem, fita   da arte, no qual as vezes um artista é considerado
                               adesiva s/ cartão e papelão. Nele, a inspiração de   importante pelo montante que sua obra atinge,
                               Wesley é a atriz Sônia Braga de quem ele era admi-  é muito oportuno que se coloque foco sobre a
                               rador. É ele mesmo quem comenta esta obra. “Na   esquecida produção de Wesley Duque Lee. Um
                               lenda, Narciso era castigado por admirar sua pró-  paulistano especial na história da arte brasileira,
                               pria imagem no lago. Eu levo o mito mais adiante:   um aristocrata entre nós.
                               ele olhava o fundo do lago... isso eu captei deste   Miami Art Basel
                               momento de Sonia”. Sensualidade e erotismo são   Primeira opção para colecionadores abre na quarta-feira 6,
                               o binômio essencial na obra de Wesley. Com Tan-  das 11h às 16h.
                               tratem, 1999, tinta spray, óleo, cadarço e colagem   Abertura ao público, 7 a 10 de dezembro, das 15h às 20h
                               s/ cartão, ele remete à energia sexual do Tantra,   Miami Beach Convention Center
                               evidenciando o que sempre foi tão importante em   1900 Washington Avenue
                               sua poética: duplicidade dos seus temas, o real e   Miami Beach, FL 33139
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                               o mágico, o diálogo entre o mundo presente e o


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