Page 33 - ARTE!Brasileiros #41
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1960’s, no Guggenheim, em Nova York, em 1966. mundo dos sonhos. Com Retrato de Luzia ou a res-
Assim como vários artistas, Wesley fez todo tipo peito de Titia 1969 (arte ambiental) liquitex s/ tela
de experimentação; uma delas resultou na obra e planta viva com um vaso, Wesley integra objetos
A Zona: Arino Boa Viagem, 1969, lápis de cor e e plantas aos quadros na tentativa de aprofundar
colagem, que tem importância especial dentro da a aproximação de mundos diferentes, criando um
sua trajetória. O trabalho foi realizado em 1969, jardim sobre o jardim de sua memória.
em Los Angeles, durante uma “viagem” lisérgica Camargo fala com entusiasmo sobre o renasci-
com dois amigos. Camargo comenta que “apesar mento da produção de Wesley. “No ano passado,
dos traços serem delicados, eles carregam uma a obra Trapézio ou uma Confissão”, feita para a
identidade pictórica forte e definida”. Ao longo de Bienal de Veneza de 1966, integrou a coletiva The
seis décadas Wesley passa por vários “ensaios” e Word Goes Pop, na Tate Modern Gallery. Soffia Gotti,
escolhas. Quando chega ao LSD, via experimen- que colaborou na mostra, diz que descobriu a obra
tação de novos processos, marca uma nova etapa de Wesley quando visitou São Paulo pela primeira
em sua produção. Assim como grande parte dos vez, durante o processo de pesquisa para The World
artistas dos anos 60, ele se interessa em explorar Goes Pop”, quando conheceu a coleção Roger Wri-
experiências artísticas com a substância. ght, que está agora na Pinacoteca do Estado. “Lá eu
Wesley sempre teve paixão por mitologias e a lei- pude ver pela primeira vez a incrível instalação, uma
tura da mitologia grega para ele era como se lesse a das poucas que Wesley produziu, chamada Trapézio
vida. Na obra O/Limpo: Anima 1971 (arte ambiental) ou uma confissão. E foi interessante porque nós
ele agrega objetos variados como papel machê, lemos o título de maneira errada.” Eles não leram
metal, tecidos, madeira, plástico, ferro, palha, terra, confissão, mas sim confusão. “O que é na verdade
pedra e osso. Camargo comenta que Wesley inicia o elemento chave em toda essa discussão porque
o projeto O/Limpo, “quando realiza 15 pinturas e há muita confusão sobre o trabalho de Wesley. Mais
esta única instalação, em que retrata máscaras ainda, essa instalação em particular foi catártica no
no universo particular ligado às configurações meu entendimento sobre a sua prática de maneira
da Mitologia Grega”. O diferencial é que esta obra mais geral, porque é um cubo imersivo em barras,
perpassa por toda a vida de Wesley até sua morte suspenso em painéis, sendo dois de madeira e dois
em 2010. Torna-se um work in progress eterno, no de acrílico.”, comenta Soffia.
qual, de tempos em tempos, ele incorpora novos Camargo fala da forte presença de Wesley nessa
elementos, como um objeto pessoal de estimação. mostra e se diz satisfeito com o conjunto signifi-
Um dos trabalhos que chama a atenção no conjunto cativo que expõe na Miami Art Basel. Diante de
é A iniciação do mito de Narcisssus, 1981, lápis, um mercado nem sempre conhecedor da historia
de cor, guache, nanquim, carimbo, colagem, fita da arte, no qual as vezes um artista é considerado
adesiva s/ cartão e papelão. Nele, a inspiração de importante pelo montante que sua obra atinge,
Wesley é a atriz Sônia Braga de quem ele era admi- é muito oportuno que se coloque foco sobre a
rador. É ele mesmo quem comenta esta obra. “Na esquecida produção de Wesley Duque Lee. Um
lenda, Narciso era castigado por admirar sua pró- paulistano especial na história da arte brasileira,
pria imagem no lago. Eu levo o mito mais adiante: um aristocrata entre nós.
ele olhava o fundo do lago... isso eu captei deste Miami Art Basel
momento de Sonia”. Sensualidade e erotismo são Primeira opção para colecionadores abre na quarta-feira 6,
o binômio essencial na obra de Wesley. Com Tan- das 11h às 16h.
tratem, 1999, tinta spray, óleo, cadarço e colagem Abertura ao público, 7 a 10 de dezembro, das 15h às 20h
s/ cartão, ele remete à energia sexual do Tantra, Miami Beach Convention Center
evidenciando o que sempre foi tão importante em 1900 Washington Avenue
sua poética: duplicidade dos seus temas, o real e Miami Beach, FL 33139
artbasel.com/miami-beach
o mágico, o diálogo entre o mundo presente e o
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