Page 47 - ARTE!Brasileiros #41
P. 47

AO LADO, ANA MENDIETA, GUANAROCA (ESCULTURAS RUPESTRES), [FIRST WOMAN (RUPESTRIAN SCULPTURES)], 1981, IMPRESSÃO
                                                           DIGITAL SOBRE PAPEL, CORTESIA ESTATE OF ANA MENDIETA COLLECTION. ACIMA, MARIA AUXILIADORA, TRÊS MULHERES, 1972



                               (“Performatividades de Gênero”) e simbolicamente   no passado se dedicaram aos temas da infância,
                               elaborada no caso exemplar de Gauguin. Tomando   da loucura e do feminismo, e no futuro abordarão
                               como ponto de partida a tela “Autorretrato (perto   as histórias afro-atlânticas e indígenas.
                               de Gólgota), pintada por ele em 1896, faz-se toda   A curadoria buscou ativamente implementar ações
                               uma digressão sobre a importância da androginia   corretivas de desigualdades, abrindo espaço para
                                                                           trabalhos de origem popular, dando visibilidade
                               na obra do artista, num aprofundamento de caráter
                      FOTOS LLC E GALERIE LELONG, NEW YORK | ACERVO MASP [COLLECTION]  alinhada com uma perspectiva multidisciplinar,   junto. Quando corporificada na própria obra, a
                                                                           a grupos ativistas e buscando um equilíbrio mais
                               mais psicológico do que plástico, que destoa um
                                                                           justo entre artistas homens e mulheres no con-
                               pouco da linha condutora da mostra que, mesmo
                               busca a maioria de suas referências na análise
                                                                           defesa das minorias alcança resultados de grande
                                                                           impacto e adquirem uma potência reveladora de
                               dos vínculos entre a sociedade, seus problemas
                               contemporâneos e a cultura visual. Tal abordagem
                                                                           opressões e uso da linguagem como forma de
                               está na base da estratégia curatorial do museu,
                                                                           domesticação do outro. É o caso por exemplo da
                                                                           aproximação entre a tela “Moema”, pintada em
                               que há algum tempo vem procurando investigar
                                                                           1866 por Victor Meirelles e um dos grandes exem-
                               a relação entre a arte e alguns temas que ganham
                                                                           plos do indianismo romântico (que se apropria da
                               relevância na atualidade. A mostra dedicada ao
                                                                           imagem do índio, mas também anula sua força,
                               sexo é a quarta de uma série de investigações, que
                                                                                                                     47



         Book_ARTE41.indb   47                                                                               11/29/2017   4:51:44 AM
   42   43   44   45   46   47   48   49   50   51   52