Page 47 - ARTE!Brasileiros #41
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AO LADO, ANA MENDIETA, GUANAROCA (ESCULTURAS RUPESTRES), [FIRST WOMAN (RUPESTRIAN SCULPTURES)], 1981, IMPRESSÃO
DIGITAL SOBRE PAPEL, CORTESIA ESTATE OF ANA MENDIETA COLLECTION. ACIMA, MARIA AUXILIADORA, TRÊS MULHERES, 1972
(“Performatividades de Gênero”) e simbolicamente no passado se dedicaram aos temas da infância,
elaborada no caso exemplar de Gauguin. Tomando da loucura e do feminismo, e no futuro abordarão
como ponto de partida a tela “Autorretrato (perto as histórias afro-atlânticas e indígenas.
de Gólgota), pintada por ele em 1896, faz-se toda A curadoria buscou ativamente implementar ações
uma digressão sobre a importância da androginia corretivas de desigualdades, abrindo espaço para
trabalhos de origem popular, dando visibilidade
na obra do artista, num aprofundamento de caráter
FOTOS LLC E GALERIE LELONG, NEW YORK | ACERVO MASP [COLLECTION] alinhada com uma perspectiva multidisciplinar, junto. Quando corporificada na própria obra, a
a grupos ativistas e buscando um equilíbrio mais
mais psicológico do que plástico, que destoa um
justo entre artistas homens e mulheres no con-
pouco da linha condutora da mostra que, mesmo
busca a maioria de suas referências na análise
defesa das minorias alcança resultados de grande
impacto e adquirem uma potência reveladora de
dos vínculos entre a sociedade, seus problemas
contemporâneos e a cultura visual. Tal abordagem
opressões e uso da linguagem como forma de
está na base da estratégia curatorial do museu,
domesticação do outro. É o caso por exemplo da
aproximação entre a tela “Moema”, pintada em
que há algum tempo vem procurando investigar
1866 por Victor Meirelles e um dos grandes exem-
a relação entre a arte e alguns temas que ganham
plos do indianismo romântico (que se apropria da
relevância na atualidade. A mostra dedicada ao
imagem do índio, mas também anula sua força,
sexo é a quarta de uma série de investigações, que
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