Page 48 - ARTE!Brasileiros #41
P. 48

EXPOSIÇÃO SÃO PAULO







             mostrando uma Moema impotente, dominada,
             que morre de amor pelo conquistador branco), e
             uma fotografia extremamente delicada de Claudia
             Andujar, na qual se vê um índio real, em seu con-
             texto específico (uma aldeia Yanomami), flagrado
             em repouso.
             Outros diálogos, espalhados ao longo da expo-
             sição, merecem atenção, como a contraposição
             entre a imagem de mulher primitiva criada por Ana
             Mendieta e a fotografia “O Escultor e a Deusa”, de
             Ernesto Neto. A sensualidade da imagem da boca
             do artista “emoldurando” uma pequena divindade
             feminina não é algo comum na exposição. Eviden-
             temente o erotismo e a representação visual do
             desejo – tema importante na história da arte – tem
             seu lugar na exposição, mas se encontra diluído
             em meio a outras tantas questões mais presentes
             como a incomunicabilidade, a indiferenciação, o
             uso do sexo como poder ou como arma política.
             Há uma série de exemplos de denúncia enfática,
             como as telas de Descartes Gadelha, que retrata o
             caráter grotesco do turismo sexual e pedofília na
             praia de Iracema, em Fortaleza, ou a série “Para
             Hereges”, de Leon Ferrari, na qual desenhos eró-
             ticos são sobrepostos a gravuras de passagens
             bíblicas de Dürer, explicitando os vínculos entre
             religião, opressão e perversão. Parecem menos
             relevantes os trabalhos em que o erotismo e a
             sensualidade predominam, como no caso de Alair
             Gomes e Tracey Moffat (outro dos grandes encon-  A DECISÃO DO MASP de proibir para menores de 18 anos
             tros da exposição). Quem for à “Histórias da Sexu-  a mostra “Histórias da Sexualidade”,  seguiu uma estratégia
             alidade” em busca de cenas tórridas ou imagens   perigosa. Se toda a discussão em torno da censura aplicada
             que se aproximam da pornografia, ficará frustrado.  acabou revertendo em uma grande publicidade em torno do
             Ao final do percurso, resta ao visitante a sensação   museu e da instituição, atraindo novos visitantes curiosos, a
             de um certo mal-estar contemporâneo diante de   medida acaba por levar a um desgaste da imagem do museu
             uma repressão sexual permanente, que agora     como instituição independente e autônoma.
             renasce com força, e contra a qual os artistas se   Há dois pontos a serem considerados em relação a esse
             batem de forma um tanto desesperançada, mas    assunto: em primeiro lugar a decisão de não seguir o sistema
             intensa. Ilustra essa sensação a obra de Sergio   de classificação indicativa, em vigor no país há décadas,
                                                            mas usualmente aplicado aos setores cinematográfico
                                                            e teatral. De acordo com esse sistema, a fiscalização se
             Histórias da Sexualidade
             De 20 de outubro de 2017 a 14 de fevereiro de 2018   resume a indicar aos pais que aquele conteúdo pode não
             Masp                                           ser adequado para determinada idade por conter aspectos
             Av. Paulista, 1578, SP                         como nudez, violência etc, mas cabe ao responsável legal
             masp.org.br | (11) 3149-5959



            48



         Book_ARTE41.indb   48                                                                               11/29/2017   4:51:48 AM
   43   44   45   46   47   48   49   50   51   52   53