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DIVISOR (1968), LYGIA PAPE, PERFORMANCE NO MUSEU DE ARTE MODERNA, RIO DE JANEIRO, 1990


                     Em 1952, quando Lygia e seu marido se mudaram para o Rio,   pretende voltar com as filhas adolescentes para
                     vindos de Nova Friburgo, ela passou a frequentar encontros   experimentar as sensações propostas pela artista.
                     de artistas organizados pelo artista Ivan Serpa – dois anos   Quem visita o museu aos domingos pode participar
                     mais tarde, eles criariam o Grupo Frente, que trazia “novas   da Roda dos Prazeres: 15 tigelas com tintas azul,
                     formas para um Brasil mais moderno.”                  vermelha, verde e amarela que lembram gelatina
                     Um dos artefatos expostos é um jornal dominical do MAM,   em forma líquida. Ao lado de cada tigela, fica um
                     datado de março de 1959, sobre o neoconcretismo; além de   conta-gotas. Na parede, há um vídeo feito na praia
                     Pape, a capa incluía nomes como Ferreira Gullar e Lygia Clark.   da Barra da Tijuca em 1967 mostrando Pape rode-
                     Hélio Oiticica também era um grande personagem da época,  ada por tigelas. Ela pegava um líquido colorido via
                     além de amigo próximo de Pape. “Ao contrário de Lygia Clark   conta-gotas e colocava na boca. Basta imitá-la.
                     e de Hélio Oiticica, Pape ainda é pouco conhecida e merecia   Reservada para o final, uma sala escura mostra
                     uma mostra como esta. Foi importante ver como ela inclui   Ttéia 1, uma instalação premiada na Bienal de
                     aspectos sensoriais nas obras e como aborda as minorias”,   Veneza em 2009 – linhas douradas simétricas ilu-
                     observou Calirman.                                    minadas de forma a lembrar raios de sol. As linhas
                     Destacada pelo jornal The New York Times pelo trabalho   parecem flutuar. Na loja do Met Bauer, encontra - se
                     politicamente engajado de Pape, a mostra tem como um   o catálogo da exposição com todas as obras e
                     dos pontos altos uma parede dedicada ao projeto Livro do   postais com imagens de alguns de seus trabalhos –
                     Tempo, um mosaico de 365 quadrados com formas geomé-  incluindo a memorável embalagem do Presuntinho.
                     tricas todas singulares, representando cada dia do ano. “A
                     curadoria mostra como a Lygia foi saindo do papel, come-  Lygia Pape: A Multitude of Forms
                     çando pelos desenhos e poesias e acabando com a obra 3D   Até 23 de julho
                     e com luzes”, diz a diretora do departamento de cultura do   Met Breuer
                                                                           945 Madison Avenue and 75th Street
                     consulado brasileiro, Beatriz Canepa, que visitou a mostra e


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