Page 42 - ARTE!Brasileiros #39
P. 42
INTERNACIONAL EXPOSIÇÃO
RODA DOS PRAZERES (1967), LYGIA PAPE, PORCELANA, ANILINAS, SABORES, CONTA-GOTAS. DIMENSÕES VARIADAS
NO DIA 25 DE MARÇO passado, um sábado, andar inteiro do Met Beuer até 23 de julho. Para a curadora
cerca de 50 voluntários se reuniram na avenida da mostra, a espanhola Iria Candela, embora desconhecida
Madison, esquina com a rua 75, em Nova York. do grande público, “Lygia foi um dos nomes mais influentes
Ali fica o Met Breuer, prédio que abriga as obras de uma geração artística que pensava positivo na era do
modernas e contemporâneas do Metropolitan pós-Guerra”.
Museum of Art. Eram idosos, jovens, crianças, A exposição apresenta aos norte-americanos cinco décadas de
homens e mulheres que, animados, participaram produção artística, explorando desenhos, instalações, pinturas,
da instalação Divisor, criada em 1968 pela artista poesias datilografadas e vídeos feitos pela artista (alguns em
carioca Lygia Pape (1927-2004) e posta em prá- formato super 8) que retratam imersões em favelas e tribos
tica pela primeira vez no Museu de Arte Moderna indígenas. “É uma bela surpresa ver o desenvolvimento dos
(MAM), no Rio de Janeiro. trabalhos dela conectados pela primeira vez e notar como
Trata-se de um imenso pano branco na vertical, eles falam entre si”, comenta Claudia Calirman, professora de
com diversas aberturas nas quais se encaixam História da Arte da Cuny University (Universidade da Cidade
as cabeças de cada participante. Juntos, e sob a de Nova York). Há também icônicos trabalhos de design, como
guarda de policiais, os moradores de Nova York o pacote do biscoito Presuntinho, da marca Piraquê, uma das
marcharam por oito quadras até a sede do Metro- embalagens criadas por ela na década de 1970.
politan Museum, na Quinta Avenida, onde foram Nos textos que acompanham a mostra, a curadoria relembra
recebidos por olhares curiosos, entusiasmo e mui- a época da ditadura militar no Brasil e aborda a carreira
tos cliques dos turistas. acadêmica de Pape em artes, filosofia e arquitetura. Os
O evento fez parte da agenda que celebra a visitantes aprendem sobre a arte concreta, que teve origem
primeira retrospectiva da brasileira em solo em Paris na década de 1930 e que, após a Segunda Guerra,
americano: Lygia Pape – A Multitude Forms (Lygia chegou à America Latina, ganhando força com a abertura
Pape – uma Infinidade de Formas) ocupa o quarto do Masp e do MAM.
42
Book_POR_ARTE39_v1.indb 42 03/05/17 19:44