Com tantas informações disponíveis na rede, um projeto da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, com o suporte da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), tem como objetivo reunir e disponibilizar milhares de materiais de diferentes culturas. O acervo, nomeado Biblioteca Digital Mundial (WDL, na sigla em inglês), conta com mais de 19 mil obras que vão da literatura a fotos e filmes, passando por gravações e mapas.

Para facilitar a acessibilidade ao material, os conteúdos do site podem ser acessados em sete idiomas, além das descrições em áudio para pessoas com deficiência. Além dos idiomas oficiais das Nações Unidas, consta também o português, devido ao papel essencial da Biblioteca Nacional brasileira no desenvolvimento do projeto. A maior parte do material foi cedido por instituições educacionais e culturais, acervos, museus e organizações internacionais ao redor do mundo.

O patrocínio do projeto parte de contribuições de fundações e instituições financeiras que apoiam a promoção da difusão de trabalhos que fazem parte das histórias culturais da humanidade. São obras, manuscritos e referências que datam de 8.000 a.C.

Como funciona o projeto?

Com tantas produções de variados momentos da história, algumas tão frágeis que requerem manuseio especial que somente museólogos podem prover, digitalizar esses arquivos não é tão simples quanto colocá-los sobre um scanner.

A parceria entre a Biblioteca do Congresso estadunidense, a UNESCO e as instituições que cedem suas obras para o projeto também prevê a criação de centros de digitalização especializados.

Para garantir o sucesso da digitalização, sem danos as obras, a Biblioteca Digital Mundial promoveu investimentos em países em desenvolvimento para a criação de centros de digitalização. Entre os beneficiados estão Egito, Iraque, Uganda, Rússia (embora não seja considerado um país em desenvolvimento) e o Brasil. Além dos equipamentos, o programa ofereceu treinamento e softwares para a implementação do projeto.

A Biblioteca Digital Mundial desenvolveu também, com parceiros, três publicações com temáticas específicas, para difundir entre os usuários materiais de grande relevância para a história da humanidade: “As Bíblias”, “O Projeto Afeganistão” e “Os Primeiros” .

Cadastre-se na nossa newsletter

Deixe um comentário

Por favor, escreva um comentário
Por favor, escreva seu nome