curadores da exposição “Thomaz Farkas - A beleza diante dos olhos”.
Simonetta Persichetti e Rubens Fernandes Junior, curadores da exposição “Thomaz Farkas - A beleza diante dos olhos”. Foto por Deivyson Teixeira

Por: Simonetta Persichetti e Rubens Fernandes Junior

Conhecer o Brasil através dos olhos de Thomaz Farkas (1924-2011) é uma experiência sempre enriquecedora. Um olhar atento, imagens que nos aparecem demonstrando o que nossos olhos sozinhos, ou desacostumados a ver, seriam incapazes de perceber.

O que mais fascina em suas fotografias é a sensação do divertimento, como se a descoberta do invisível fosse uma grande brincadeira para Farkas, como se ele ficasse feliz em poder nos ofertar a cada imagem um detalhe que seja inesperado e surpreendente.

Sua linguagem, que fica na fronteira entre a fotografia considerada clássica e a fotografia moderna, que busca novas formas de visualidade, terminou por criar seu próprio modo de fotografar.

Neste ano em que comemoramos o centenário de Thomaz Farkas, fomos convidados, para sermos os curadores de uma exposição em sua homenagem no MIS-CE.

Uma exposição que teve como mote principal a afetividade que transparece em todas as imagens que o Thomaz coletou e produziu desde quando tinha 18 anos. Um olhar atento, acolhedor e que nos surpreende a cada instante.

Ele utilizou a imagem – fotografia e cinema – para conhecer o Brasil profundo. Começou a viajar e a filmar este país, não só para conhecê-lo, mas também para apresentá-lo aos brasileiros. Seu sonho era que o Sudeste conhecesse o Nordeste; o Norte, o Sul; e assim palmilhar este nosso território tão rico.

E foi a partir deste seu olhar, atento e politizado, técnico e esteticamente diferenciado, que organizamos a mostra que ocupou os três andares do MIS-CE. A pesquisa iniciou na biblioteca. Foi nos livros, nos romances, nos textos teóricos, nos guias de viagens, nos livros dos seus fotógrafos preferidos que Thomaz Farkas viajou, sonhou, articulou e elaborou seu imaginário fotográfico e de mundo. Além de seu universo imagético criou uma narrativa literária. Referências que criaram seu ambiente simbólico.

A Biblioteca Marly Mariano e Thomaz Farkas chegou há pouco tempo no MIS-CE, mas durante sua catalogação, foram aparecendo as dedicatórias, os bilhetes, recortes de jornais, fotografias, cartões postais e anotações diversas. Objetos improváveis, que dentro dos livros adquiriram um valor afetivo incomensurável. A descoberta de todo esse material, saltou à vista dos curadores, ativou a curiosidade, e deu mais nitidez e credibilidade à formação e ao percurso afetivo do artista.

A exposição foi dividida ao longo dos três andares do museu e estabeleceu um caminho para desvendar o olhar e os interesses de Thomaz Farkas.

Na sala expositiva apresentamos as imagens de uma coleção de fotografias de sua autoria, a partir dos diferentes ensaios que produziu no seu período áureo de criação – ensaio modernista, ensaio surrealista com os amigos a Escola Politécnica, ensaio sobre Brasília, antes e durante sua inauguração, ensaio sobre dança, ensaio sobre o Nordeste brasileiro. 

Na biblioteca selecionamos para as vitrines alguns dos livros mais emblemáticos e seus objetos agregados, que saíram da obscuridade e do silêncio, para adquirir uma ritualização luminosa. Tentar entender as possíveis conexões entre o livro e os seus objetos, somados às dedicatórias, torna-se um exercício de criação.

Mas é na sala imersiva que o deslumbre acontece pelas mãos, olhos e sensibilidade do Wellington Gadelha e sua equipe. Lá Thomaz Farkas aparece misturado em todas as suas imagens, falas e sons. Uma verdadeira e potente homenagem audiovisual.

Conhecer o Brasil pelos olhos de Thomaz Farkas é ter acesso a uma nova possibilidade de entender a infinita diversidade de olhar. De conhecer e compreender que a fotografia é sim uma forma de conhecimento e de reflexão.

A exposição “Thomaz Farkas – A beleza diante dos olhos” permanecerá em cartaz até 21 de novembro. Confira os horários de visitação: 
Quartas e quintas: 10h às 17h30
Sexta a domingo: 13h às 19h30
Entrada gratuita


Cadastre-se na nossa newsletter

Deixe um comentário

Por favor, escreva um comentário
Por favor, escreva seu nome