Gülsün Karamustafa, "Mermaid", 1986. Foto: Cortesia da artista

León Ferrari nasceu em 1920 em Buenos Aires, Argentina. Gülsün Karamustafa, em 1946 em Ankara, Turquia. Apesar de virem de diferentes cantos do mundo e apresentarem histórias e linguagens expressivas distintas, é possível encontrar pontos de diálogo entre os dois artistas. Inaugurada no último dia 27 de novembro no Van Abbemuseum (Eindhoven, Holanda), a exposição Parallel Lives, Parallel Aesthetics (Vidas paralelas, estéticas paralelas, em tradução livre) traz à tona essas convergências e cruzamentos entre o trabalho e a vida de Ferrari e Karamustafa.

Ambos ficaram conhecidos por suas posturas contra governos autoritários, que dificultam a liberdade de expressão. Karamustafa se debruça até hoje sobre as relações homem-mulher em uma Turquia em transformação e reflete sobre a perda do clima multicultural de Istambul. Ferrari, falecido em 2013, respondia à influência da civilização cristã ocidental na América do Sul e na ditadura na Argentina.

Para estabelecer os diálogos e ao mesmo tempo revelar as particularidades, Parallel Lives, Parallel Aesthetics combina duas exposições solo. After the Cosmopolis (Depois da Cosmópolis, em tradução livre) traz uma visão geral da obra da artista turca, contando também com trabalhos feitos especialmente para a individual. Em 2022, após o fim da temporada no Van Abbemuseum, a mostra deve ser exibida no Lundskonsthall, em Lund (Suécia). Já Kind Cruelty (Crueldade bondosa, em tradução livre) é uma retrospectiva que abrange a vida e a obra de Ferrari, em comemoração ao centenário do artista argentino. Incluindo peças inéditas, a exposição esteve em cartaz no Museo Reina Sofia, em Madri (Espanha) em 2021, e seguirá para o Centre Pompidou, em Paris (França) no verão de 2022.

Com curadoria de Charles Esche, Andrea Wain e Julieta Zamorano, Parallel Lives, Parallel Aesthetics fica em cartaz até 13 de março de 2022. As mostras que a compõem são as primeiras grandes individuais dos artistas na Holanda e fazem parte de um projeto do Van Abbemuseum que busca levar ao país figuras de renome internacional.

Cadastre-se na nossa newsletter

Deixe um comentário

Por favor, escreva um comentário
Por favor, escreva seu nome