Quando criança, Júlio Villani se apaixona pela composição geométrica indígena. Anos mais tarde, já artista, vê sua produção aproximar-se da obra de Torres García. Hoje, seu trabalho, resultado de tantas influências e repertórios, compõe-se de uma delicada projeção de sua personalidade, cuja essência nasce de um imaginário quieto, afetivo e seletivo. Duas mostras simultâneas do artista em São Paulo, que aconteceram de junho a agosto deste ano, abrem espaço para novas reflexões: Alinhavai, na Raquel Arnaud e Por um fio, na Galeria Estação. As obras recentes da série Collapsible Architecture, desenho rígido transformado em objeto maleável, falam da desestabilidade, do colapso que pode desmoronar algo a qualquer momento. Já os bordados costurados sobre antigos lençóis garimpados em mercados de pulgas parisienses são um processo estável, convergente entre sua vida e obra.

O universo criador de Villani envolve o espectador pela linha, inspiração que conduz toda sua obra. Várias esculturas pendem de fios, que também aparecem na escrita dos panos, revelando como Villani tece seu mundo. A alegria que perpassa toda sua criação talvez seja o maior trunfo do artista. Mesmo na enorme escultura em metal, exposta ao ar livre na galeria Raquel Arnaud, transparece o lúdico. Impregnada de reverberação poética a peça aponta para a produção de Villani como um imenso playground.

Em seus ateliês, paulistano e parisiense, Villani dá vida a conceitos desenvolvidos com metodologia por etapas e compartimentos. Tudo decorre do intenso processo de produção: rolos de pintura, pintura feita, pintura ainda em andamento, esperando sua vez seguindo um sistema de construção mental. “Eu preciso de três quatro coisas em andamento para ter rapidez na execução”. O núcleo central de sua produção é a persistência dessas práticas que passam pelo uso do papel japonês. “Com ele estudo a estrutura das pinturas, faço exercícios prévios, recorto o papel arroz para depois reconstruí-lo. Esta estrutura é a base de toda a minha produção”.

O repertório de Villani é amplo, resultado da sintaxe de várias experimentações. Colecionador de fotos francesas anônimas e antigas, com imagens de famílias inteiras ou personagens solitários, o artista intervém sobre elas com pinturas ou recortes, criando novos significados e as transformando em arte do presente. A manipulação da fotografia é reconhecida quase ao mesmo tempo que sua invenção. Bertolt Brecht fala das fotografias compostas, retocadas como bastidor humorístico do gênero no século 19.

Há um paralelo entre as fotografias de Villani e a poesia Dadá, em ambas tudo acontece no acaso da total liberdade de composição. Cada foto traz camadas de recordações que ativam a memória, desde o lugar onde foram adquiridas, quem são os personagens, quem os fotografou.  Com relação ao caráter escorregadio da identidade, Villani faz o espectador sorrir diante dos apagamentos realizados com tintas de cores fortes e graça juvenil, que tanto podem eliminar o rosto de um casal de noivos quanto colocar orelhas de abano superdimensionadas em menina vestida para primeira comunhão. Com esse procedimento, Villani volta aos dias em que, ainda menino, costumava perfurar seu rosto nas fotos da família, caso não gostasse do resultado de sua imagem. Essa prática que vive da vertigem do recorte, da fragmentação, transformou-se nos dias atuais em apagamentos que poderiam resultar em colisão entre duas épocas. Ao contrário, transformou-se em uma arte viva mediada pelo exagero dos gestos e do humor.

Em Por um Fio, o espectador experimentou objetos prosaicos do cotidiano como regadores, panelas, escumadeira, cabides, pás, transformados em brinquedos e arte. O conjunto consagra o cruzamento lúdico das invenções populares com o universo infantil. Tesoura, carvão, cola, tinta e linha são algumas ferramentas de seu jogo construtivo. São trabalhos inspirados na tradição artesanal brasileira, com objetos singelos e graciosos surgidos no tempo em que as crianças criavam seus próprios brinquedos e se divertiam com eles nas ruas de terra. Essa simplicidade formal leva o título de Almost Ready-Mades, clara referência a Marcel Duchamp.

Como sentenciou Baudrillard, “nosso imaginário é evolucionista, finalista, tudo é considerado como fase ou momento de um percurso”. Villani produz continuamente nos dois continentes e as mostras paulistanas se juntam a outras já realizadas na França este ano, a individual na galeria RX em Paris e a coletiva “… Et l’Obscur”, na Abadia de Thoronet, em Provence, local usado pelo Palais de Tokyo para exposições contemporâneas.

Concordo com Philippe Piguet quando diz que é preciso ter visto o ateliê de Villani para apreender o universo quase improvável do artista. Conheço um deles, local onde armazena sua produção e decodifica  vivências e inspirações.


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