"Mão inclinada", de 1937

Importante nome da arte moderna da primeira metade do século 20, considerado por muitos como o pai da escultura moderna em ferro, o catalão Julio González (1876-1942) ganha uma grande mostra no Instituto Tomie Ohtake a partir desta terça-feira, dia 4 de junho. Intitulada Julio González – Espaço e Matéria, a exposição traz ao Brasil 70 obras, entre esculturas, desenhos, pinturas, fotografias e documentos, que datam de diferentes períodos da carreira do artista.

A trajetória de Gonzáles tem inicio na oficina de serralheria artística de seu pai, ainda no fim do século 19, em Barcelona. O artista muda-se para Paris em 1899 e dedica-se principalmente à pintura. Nesse período se aproxima de importantes nomes do modernismo, notadamente Pablo Picasso.

É em período posterior, após os anos 1920, que González passa a se dedicar com maior afinco à escultura – após trabalhar como aprendiz de soldador na Soudure Autogène Française. A partir daí o artista colaborou com Picasso e com Brancusi e, em 1934, se integrou ao grupo Círculo e Quadrado. Em 1934, junto a muitos outros artistas modernos, assinou o manifesto do grupo Abstração – Criação.

Nas palavras da curadora da mostra, Elena Llorens: “Sua produção escultórica em ferro deve ser inserida no contexto disruptivo das vanguardas da primeira metade do século, caracterizado por uma intensa especulação formal. Deve-se a González o fato de ter dotado a escultura de uma nova gramática capaz de deslocar, com um material totalmente alheio à tradição, as seculares noções de volume e massa”.

A mostra é uma parceria do Instituto Tomie Ohtake, da Fundação Abertis e do Museu Nacional d’Art de Catalunya (Barcelona), para o qual a filha do artista doou cerca de 200 obras em 1974 – fazendo da instituição uma das principais difusoras da obra de González.

 

Julio Gonzáles – Espaço e Matéria

Instituto Tomie Ohtake – Av. Faria Lima, 201, São Paulo

Até 4 de agosto de 2019

Entrada gratuita


Cadastre-se na nossa newsletter

Deixe um comentário

Por favor, escreva um comentário
Por favor, escreva seu nome