O barco Louise Michel, financiado pelo artista britânico Banksy. Trabalho de Banksy no Louise Michel. Foto: Ruben Neugebauer para o The Guardian.
O barco Louise Michel, financiado pelo artista britânico Banksy. Trabalho de Banksy no Louise Michel. Foto: Ruben Neugebauer para o The Guardian.

O artista britânico Banksy está financiando um barco destinado a socorrer refugiados no Mar Mediterrâneo que estejam tentando alcançar a Europa, vindos do norte da África.

Pintado em rosa-choque e decorada com uma arte de Banksy – que retrata uma garota em um colete salva-vidas segurando uma bóia de segurança em forma de coração – o “Louise Michel” navega desde o dia 18 de agosto, segundo o The Guardian, quando saiu do porto de Burriana, perto de Valência, na Espanha. Nesta quinta-feira, sua equipe realizou a primeira ação, resgatando 89 pessoas, incluindo quatro crianças. Agora, estão à procura de um porto seguro para desembarcar os passageiros ou para transferi-los para um navio da guarda costeira europeia.

Trabalho de Banksy no Louise Michel. Foto: Ruben Neugebauer para o The Guardian.
Trabalho de Banksy no Louise Michel. Foto: Ruben Neugebauer para o The Guardian.

Como a tripulação e o próprio artista temiam que a atenção na mídia pudesse comprometer a execução do projeto, ambos concordaram em tornar a iniciativa pública somente depois que conseguissem conduzir sua primeira missão com sucesso. Outras ONGs se envolveram em atividades de resgate este ano, mas foram impedidas por inspeções realizadas pelas autoridades italianas – consideradas pelas ONGs como excessivas e politicamente motivadas.

Ao The Guardian, a capitã da embarcação Pia Klemp conta que o envolvimento de Banksy é apenas financeiro, mas que a parceria foi idealizada ainda no final de 2019, quando o artista entrou em contato com Klemp via e-mail.

“Olá, Pia, li sobre sua história nos jornais”, escreveu ele. “Eu sou um artista do Reino Unido e fiz alguns trabalhos sobre a crise dos migrantes, obviamente não posso ficar com o dinheiro. Você poderia usá-lo para comprar um barco novo ou algo assim? Por favor deixe-me saber. Banksy. ”

Apenas em 2020, mais de 500 refugiados e migrantes morreram no mar Mediterrâneo, e estima-se que o número real seja consideravelmente maior, como relata o jornal britânico. O intuito do “Louise Michel” é resgatar essas pessoas antes da guarda costeira da Líbia, que vêm sido criticada pelo retorno em massa de refugiados aos portos líbios em colaboração com os Estados membros da UE.

Inscreva-se em nossa newsletter

   

Deixe um comentário

Por favor, escreva um comentário
Por favor, escreva seu nome