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FEIRAS PARIS + ART BASEL




 “As diferentes edições da Art Basel não são
 compostas pelas mesmas galerias a depender de
 onde você esteja, se em Basileia, Miami ou Hong
 Kong: elas têm um olhar realmente voltado para
 as cenas locais”, George-Philippe Valois, Comitê
 de Seleção da Paris+ (Le Quotidien de l’Art)









 Segundo Mathieu Paris, diretor sênior da White   de qualidade da Art Basel à capital francesa. Segundo
 Cube, “todo mundo parecia estar em Paris” e a nova   ele, a histórica fiac vinha “empurrando várias questões
 feira “definitivamente aumentou o poder de atração do   de ordem organizacional e de seleção de galerias há
 mercado de arte da cidade”, que, segundo ele, já há   muitos anos”.
 algum tempo “vem passando por um forte renascimento   “Havia barreiras para a internacionalização e uma
 e ganhou de volta um importante papel como capital   diversidade maior”, afirma. “Não acho que a maioria dos
 mundial da arte. Paris+ foi um sinal forte disso”, disse   franceses tenha ficado feliz com um grupo estrangeiro
 o galerista, em comunicado da Art Basel.   tomando o lugar de sua principal feira, mas a Art Basel
 Ainda no começo do ano, Marc Spiegler, que em   possibilitou uma renovação que era necessária, e seu
 2023 deixa o cargo de diretor da Art Basel após 15 anos,  forte foi a qualidade da arte apresentada. De fato, eles
 afirmou à The Art Newspaper que esperava promover,  conseguiram subir a régua”.
 com a Paris+, uma ativação de toda a capital francesa,   Gabriela Moraes, diretora de A Gentil Carioca, afir-
 em parcerias com grandes instituições de arte locais,  mou que a galeria teve um ótimo resultado com as
 como o Louvre e o Musée d’Orsay – ao todo, foram   obras de Maxwell. Segundo ela, o sucesso foi reflexo
 20 exposições ou intervenções abertas ao público –,  de duas exposições anteriores que o artista havia
 além de criar conexões com os mundos da moda, do   feito na França: uma no mac Lyon, em 2019, e outra no
 design e do cinema.   início de 2022, com duração de três meses no Palais
 Isso também refletia, aparentemente, um aspecto   de Tokyo, em Paris.
 interessante das recentes mudanças ocorridas no grupo
 mcH, cujo controle acionário passou para as mãos de
 James Murdoch, filho de Rupert Murdoch (magnata da
 mídia dono da Fox News e apoiador ferrenho de Donald
 Trump), um empresário com forte presença no mercado
 de entretenimento nos Eua.
 Do Brasil, participaram A Gentil Carioca, que mostrou   “Nós encontramos aqui
 na Art Basel parisiense 18 trabalhos do pintor carioca   um pensamento de grande
 Maxwell Alexandre. E a Fortes D’Aloia & Gabriel, que fez   qualidade, uma reflexão que   “Foi a primeira participação de A Gentil Carioca numa   León Ferrari, Juicio final de
                                                                                     Giotto, 2006, na Galeria FDAG
 em Paris a estreia de sua representação – em parceria   vai além daquela já validada   feira na França. Eu trabalhei na fiac em 2019, em outra
 com a Gomide & Co – do artista plástico argentino   pelo mercado, que se baseia   galeria, e posso dizer que a Art Basel deu uma nova
 León Ferrari (1920-2013), que até o fim de agosto havia   em instintos e sentimentos   energia à semana de arte, com mais colecionadores
 recebido a primeira grande retrospectiva de sua obra   não necessariamente   internacionais, um upgrade nas instalações da feira,
 em um museu francês, no Centre Pompidou.   FOTO: FUNDACIÓN AUGUSTO Y LEÓN FERRARI ARTE Y ACERVO  que está num local temporário, e um setor para galerias
 No estande da fdaG, os trabalhos de Ferrari foram   guiados pela ideia de   emergentes”, disse a galerista.
 dispostos em diálogo com criações de artistas contem-  eficácia”, Clément Chéroux,   Quanto à rivalidade com a Frieze, ela argumentou que
 porâneos brasileiros, como Anderson Borba, Marina   diretor da Fundação Henri   não se pode desconsiderar o fato de a feira londrina estar
 Rheingantz, Yull Yamagata e Erika Verzutti. Alex Gabriel,   Cartier-Bresson   “sofrendo as consequências da saída da comunidade
 um dos sócios da fdaG, comemorou a chegada do selo   (Le Quotidien de l’Art)  europeia, fazendo com que as vendas tenham uma taxa

 26         de importação que antes não existia”.                                                        27
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