Page 29 - ARTE!Brasileiros #61
P. 29
FEIRAS PARIS INTERNATIONAL
PARIS INTERNATIONALE
em paralelo à art basel franCesa, a Paris Interna-
tionale realizou sua oitava edição, com 60 galerias, de
26 países. Um dos destaques da feira foi o espaço que
ela ocupou: o antigo estúdio de Gaspard-Félix Tourna-
chon (1820-1910), conhecido como Nadar, um pioneiro
da fotografia na França. O endereço era famoso por ter
sediado, em 1874, uma importante exposição impres-
sionista. As galerias foram dispostas em cinco andares,
cobrindo uma área de quase 3 mil metros quadrados.
A expografia foi concebida pelo escritório de arquite-
tura Christ & Gantenbein, da Suíça, com grande expertise
em projetos no mundo das artes, como as extensões
que fizeram para o Kunstmuseum Basel, o Swiss Natio-
nal Museum e o macBa, em Barcelona. Para a Paris
Internationale, os arquitetos mantiveram praticamente
Regina Parra, Ventre, 2022
intacta a estrutura crua da construção, adicionando um Jaqueline levou à Paris Internationale obras dos artis-
sistema de iluminação e paredes temporárias. tas plásticos Regina Parra e Hudinilson Jr (1957-2013).
Para a galerista Jaqueline Martins, que participou da Foi a primeira vez que a galeria levou trabalhos de Parra
feira pela segunda vez, a expografia chamou a atenção para uma feira internacional, e o resultado não poderia
por “tentar romper com a hierarquia entre os tamanhos ter sido melhor: todas as cinco obras da artista foram
de estandes”, apesar da diferença de suas dimensões. vendidas, para compradores dos Estados Unidos ou
FOTOS: PATRICIA ROUSSEAUX cada expositor participante se destacava mais pela quatro de suas criações, também para colecionadores
“A passagem entre elas ficou bem mais sutil, então da Europa. Já de Hudinilson, foram comercializadas
qualidade do projeto do que pelo porte de seu espaço”,
americanos ou europeus. Jaqueline ressalta que Hudi-
disse. “Parecia mais uma ocupação da construção do nilson vem tendo grande presença institucional mundo
Paris International realiza projeto de intervenção ousado e contemporâneo, em que uma mera distribuição de estandes, o que resultou afora, o que também reforça a força mercadológica de
prédio antigo ao lado da Ópera de Paris, com a participação de artistas jovens numa feira com um caráter de projeto coletivo”. sua produção.
28 29