Page 52 - ARTE!Brasileiros #58
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ARTIGO ÉTICA NA ARTE














































                  À frente, Cartazes para o Museu do Homem do Nordeste, de Jonathas de Andrade, ao fundo obras
                  de Candido Portinari, Almeida Junior e Paulo Nazareth, na Pinacoteca do Estado de São Paulo







                  artistas etnógrafos             discurso de esquerda, mesmo que   a pena lutar. Chico Mendes disse
                  Em um texto já clássico de 1995,    no final seus trabalhos acabem   que ‘ambientalismo sem luta de
                  O artista como etnógrafo, Hall   rendendo apenas a ele de fato.   classe é apenas jardinagem’.
                  Foster constatava nas práticas     Esse tipo de estratégia já foi   Talvez arte sem luta de classes
                  artísticas o surgimento de uma   criticado por artistas como o   seja apenas decoração.”
                  estratégia de associação a um   argentino León Ferrari (1920-2013).   Nesse sentido, uma
                  novo sujeito: “O outro cultural e/  Ao abordar o artista “engajado”,   significativa mudança de atitude
                  ou étnico, em nome de quem o    ele afirmou que “o triunfo de suas   pode ser o posicionamento
                  artista engajado luta”.         obras significou o fracasso de   do artista: ao invés de lutar “em
                    No fim do século 20, Foster   suas intenções”, no texto A arte   nome de alguém” que ele lute
                  ainda não tinha dado conta de    dos significados, de 1968.    “com alguém”, como fizeram             FOTOS: LEVI FANAN / PINACOTECA DE SÃO PAULO | CORTESIA DOS ARTISTAS
                  que lutar em nome de alguém        Algo semelhante defendeu     Bárbara Wagner e Benjamin
                  representava um posicionamento   o crítico Hrarg Vartanian      de Burca no pavilhão brasileiro
                  por um lado paternalista, já que    recentemente, em sua conta no   da Bienal de Veneza, em 2019,
                  é como se o artista pudesse se   Instagram: “Um mundo da arte   com o filme Swinguerra.
                  colocar no lugar da causa que   que se beneficia das               Baseada em um fenômeno
                  defende, e, por outro, oportunista,   desigualdades econômicas não é   cultural periférico, a swingueira
                  afinal ele se legitimava com um   um mundo da arte pelo qual valha   pernambucana, a obra envolveu


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