Page 48 - ARTE!Brasileiros #58
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INTERNACIONAL INSTITUIÇÕES
tempos Coloniais
Este seria o momento ideal para países detentores de
objetos de cultura material de outros povos e regiões,
como a Alemanha, iniciarem uma verdadeira reparação
ética do ponto de vista cultural em relação aos países que
sofreram a imposição de relações coloniais notadamente
unilaterais e extrativistas. A função atual poderia ser
classificada como antiética, já que a Alemanha continua
a se beneficiar destes bens sem realmente oferecer algo
de valor equivalente aos demais países de proveniência,
cuja ausência desses objetos mudou completamente
a auto-percepção das diferentes culturas. Trata-se de
uma instituição que minimiza o valor dos objetos que
se propõe salvaguardar, reduzindo sua importância ao
valor estético, e nega, no escopo macro-político, que
estes objetos também tragam outras dimensões de
poder, para que não seja necessária a imediata devolu-
ção destes patrimônios. A falta de acesso dos povos de
origem a estes objetos não só contribui para um senso
Navio da ilha Luf (Papua, Nova Guiné) no módulo de identidade deficitário, mas também permite ao antigo
Oceania: homem e mar. Um Mar de Ilhas
ocupante controlar a história dos países anteriormente
ocupados. O Humboldt Forum está para as ex-colônias
tinham o poder de organizar a sociedade, sinalizar fun- da Alemanha assim como o museu russo Hermitage
ções sociais gênero-distintivas e motivar através da está para a Ucrânia - objetos foram tomados do país
espiritualidade comum e dos rituais de passagem e por combatentes nazistas e depois retornados à União
celebrações. São um exemplo as esculturas usadas Soviética após o fim da Segunda Guerra. Ao retirar sím-
nos rituais Malagan, que tinham diversos significados bolos culturais com diversas funções do seu local de
e funções, sendo utilizadas com objetivos espirituais produção procura-se manter as outras culturas subju-
como a conexão com ancestrais e também funções gados através de cisões no tecido social, tática colonial
práticas, tal qual a transmissão de direitos à terra. Por que tem como produto final o ganho de tempo para que
serem considerados espíritos perigosos e podero- o fantasma do fascismo - que muitos países possuem
sos, as esculturas eram utilizadas somente uma vez e em suas dinâmicas políticas e no caso da Alemanha se
destruídas após o ritual. A coleção e exibição destes encontra ativo, ainda que seja minoria - se aproveite caso
objetos desconsidera e desrespeita a sua concepção seu projeto venha a se concretizar.
e função cultural. Imagens espirituais chamadas de
Outras instituições com o mesmo tipo de coleção como o Museu
[1]
Tikki, nas Ilhas Marquesas, tinham a característica Grassi (Leipzig, Alemanha) tem se posicionado criticamente a FOTO: ALEXANDER SCHIPPEL/STAATLICHE MUSEEN ZU BERLIN, ETHNOLOGISCHES MUSEUM / STIFTUNG HUMBOLDT FORUM IM BERLINER SCHLOSS
de carregar um espaço com propriedades sagradas respeito da classificação “etnográfica”, uma vez que este nome
produz comparações entre produções culturais materiais de
onde somente o alto sacerdote poderia adentrar. Este diferentes contextos.
espaço e os rituais conduzidos ali formavam o centro [2] A conferência de Berlim dividiu a África entre os países da Europa
da vida espiritual e a proximidade com os Tikki dotava ocidental, gerando o sua atual divisão territorial, a qual desconsidera
os diversos povos e culturas africanas.
ao sacerdote mana. Essa energia sobrenatural dava-lhe [3] Trd. “Die Auswahl der Exponate erhebt nicht den Anspruch, Kulturen
poder que poderia ser usado para diversos fins, como zu definieren, zu homogeneizieren, oder voneinander abzugrenzen.
Sie bietet keinen Kulturgeschichten Überblick, aber sie spiegelt
por exemplo arruinar pessoas ou abençoar ao povo europäische und deutsche Interessen, ästhetische Neigungen
antes de uma batalha, o que os tornava líderes de alto und wissenschaftliche Ausrichtungen in der Vergangenheit und
Gegenwart wieder”. (Humboldt Forum, 2022, tradução nossa).
escalão. Através da imposição do cristianismo, hoje [4] Na exposição existe um foco na relação com os seguintes países:
religião que representa 90% dos habitantes de Papua Camarões, Namíbia, Papua Nova-Guiné, Samoa-Alemã e Tanzânia.
No entanto, a Alemanha possuía muitas outras Colônias antes da
Nova Guiné, diversas partes da tradição local morreram. Primeira Guerra Mundial (1939-1945).
Assim como nas antigas colônias africanas, o padrão [5] Trd. Den deutschen Familiengeist und die deutsche Art zu pflegen.
de dominação através da separação entre um povo e os (Humboldt Forum, 2022, tradução nossa).
Uma das maiores commodities do mercado secundário são as
[6]
seus objetos de cultura e culto também se fez presente. obras de Pablo Picasso, que era colecionador de arte africana.
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