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INTERNACIONAL INSTITUIÇÕES



                  uma reconstituição do passado colonial alemão no
                  século 19, incluindo a relação da Alemanha Oriental
                  com as suas colônias através de relatos nativos e conta
                  com miniaturas representando os ocupantes através
                  do olhar local . No complexo expositivo de imagem,
                              [4]
                  texto e vídeo, o visitante autônomo tem de se engajar
                  fisicamente para descobrir informações e fotos e assim
                  reconstituir, ou “revelar”, as dinâmicas coloniais. Fica-se
                  claro que o colonialismo é uma tática de dominância que
                  considera apenas o espaço físico, ao passo que ignora os
                  espaços sociais e culturais anteriormente cultivados no
                  local de ocupação. Por exemplo, uma das fotos mostra
                  a escola das Mulheres da Federação Colonial Alemã
                  (uma organização oficial do Estado alemão), que tinha
                  como objetivo “tratar o espírito familiar alemão e seu
                  tipo”, trazendo mulheres para as colônias para que os
                  soldados e ocupantes alemães não se casassem com
                  mulheres africanas .
                                  [5]
                    Outro exemplo que prima pela ausência de contato
                  entre colonizador e colonizado foi o Gauturnfest 1939 em
                  Lüderitzbucht (Namíbia), que levou jovens alemães para
                  competir na colônia, onde permaneciam isolados dos
                  habitantes locais durante o torneio. No eixo Vida Entre   Figura de poder Magaaka (Congo, Yombe, século 19)
                  Culturas é abordada a história dos jovens namibianos,
                  filhos de exilados e refugiados que foram criados na
                  Alemanha Oriental durante a Guerra da Independência   que passava seu conhecimento de trabalho de gera-
                  da Namíbia (1966-1990) entre 1975 e 1990. O conflito foi   ção em geração por um sistema de ensino hereditário
                  também ultimamente um desdobramento da divisão da   ou de tutor para pupilo. Os objetos acumulados aqui
                  África pelos países da Europa na Conferência de Berlim   são provenientes de diversas expedições ao território
                  (1884-1885). Mais tarde, com o final da guerra, os jovens   africano do final do século 19 e a sua exibição na Europa
                  namibianos foram repatriados pelo Estado independente   influenciou diretamente a arte moderna . Estas expe-
                                                                                                    [6]
                  da Namíbia, o que causou um significativo choque cultural.  dições foram conduzidas por oficiais da Alemanha
                                                                  colonial tal qual Hans Glauning, que morreu em uma
                  objetos afriCanos                               de suas expedições em Camarões.
                  Posterior à relativização das perspectivas apontada pela   A relação de Camarões com a Alemanha é posta em   FOTOS: ALEXANDER SCHIPPEL/STAATLICHE MUSEEN ZU BERLIN, ETHNOLOGISCHES MUSEUM / STIFTUNG HUMBOLDT FORUM IM BERLINER SCHLOSS
                  estrutura expositiva anterior, o próximo ciclo dentro da   foco no próximo segmento expositivo, através de baten-
                  exposição é o Armazém Aberto África, que reproduz   tes de portas esculpidos à mão, esculturas de diversos
                  o modo de armazenamento da coleção expondo os   tamanhos, apetrechos, bancos, máscaras adornadas e
                  objetos em vitrines, acompanhados de seus núme- outros objetos históricos. Grande parte dos itens denotam
                  ros de identificação. Estão ali armas, facas, espadas,  o grau de importância de seus detentores na sociedade
                  adornos de marfim, brincos, braceletes, representa- camaronesa do início do século passado, além de ade-
                  ções de espíritos e estátuas de significação política   reçar o caráter da pessoa que os possuía. Estes objetos,
                  representando governantes de variados tamanhos,  carregados com agência social e espiritual, também
                  instrumentos musicais como tambores e instrumentos   tinham finalidade e efeito político. Exemplo máximo disso
                  de sopro. Madeira e metal, cordas, conchas e marfim   é o Trono Comemorativo do Rei Tufoyn, do povo Bekom,
                  são os principais materiais, esculpidos e compostos   datado do século 19 e cujo desaparecimento gerou estado
                  com notável técnica. Fica-se evidente que a subtração   de emergência, já que sua presença era necessária para
                  desses objetos de seus lugares de proveniência é pri- que se pudesse passar o poder ao próximo governante
                  meiramente um desvio do trabalho, não somente dos   da matriz hereditária. O trono foi adquirido em 1906
                  feitores dos objetos, mas também de todo um povo   pelo explorador alemão Hans Gaspar Ganz zu Putzliz.


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