Page 47 - ARTE!Brasileiros #58
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FOTOS: ALEXANDER SCHIPPEL/STAATLICHE MUSEEN ZU BERLIN, ETHNOLOGISCHES MUSEUM / STIFTUNG HUMBOLDT FORUM IM BERLINER SCHLOSS
Trono Mandu Yenu (Camarões, antes de 1885) no módulo Emaranhados Coloniais do Humboldt Forum
Para evitar uma crise no poder e na sucessão, o Rei Yuh, relação direta com o mar, entendido como extensão
sobrinho e sucessor de Tufoyn, ordenou a criação de de seu território tanto quanto o solo, mas também
um novo trono, hoje em dia considerado como original, porque sabiam lê-lo, encontrando caminhos através
enquanto que o que se encontra na Europa foi expro- de suas correntes e usando seus materiais. O mar tem
priado de seu caráter oficial. As técnicas de dominação papel central na tradição oral e na conexão com deuses
cultural motivadas pelo fetichismo estrangeiro refletem e ancestrais. A alienação do modo de produção de
diretamente na desestabilização política das culturas as barcos, além da proibição de locomoção, bem como
quais pretenderam dominar. as doenças trazidas pelos europeus e a destruição
causada pela guerra, fizeram com que a autonomia
a oCeania e a Cultura Dos mares do povo da Polinésia morresse completamente. Na
A coleção de objetos de cultura material das antigas Micronésia e Melanésia o conhecimento de constru-
colônias da Oceania também faz parte da exposição. ção naval também foi quase completamente extinto. É
Uma sala foi dedicada para abrigar uma coleção de importante frisar que o produtor de barcos era também
adereços e o último navio construído pelos habitantes dotado de autoridade espiritual e, portanto, podia fazer
da ilha Luf, na Papua Nova-Guiné, em 1890 - já que rituais acessando poderes sobrenaturais, tendo um
todos os outros foram destruídos na guerra pelos ale- papel central na sociedade. Atualmente a construção
mães. Após a guerra, este último navio foi comprado de barcos é lentamente retomada pelo povo da região
por uma companhia de comércio alemã, que o trouxe da Polinésia através do modelo deste último barco que
à Berlim. A proibição da livre locomoção imposta pelos se encontra em posse alemã.
ocupantes ao povo de Papua Nova-Guiné também con- Em outra sala é exposto o Armazém Aberto Ocea-
tribuiu para a extinção das técnicas de construção de nia, com diversas vitrines que apresentam a cultura
barcos que tinham importância singular na economia material vinda da Oceania ocupada pela Alemanha.
da região, uma vez que eram trocados por outros tipos Aqui também se trata de uma coleção formada por
de bens em um sistema de escambo. A união entre diversas expedições e em diferentes regiões. Assim
povos nativos e a natureza fica evidente não só pela como nas sociedades africanas, as esculturas aqui
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