Page 13 - ARTE!Brasileiros #58
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Imagens da série MOMENT, de Nazareth Pacheco























                  objeto, que ocasiona a             Autores pós-kleinianos        e conteúdo que constitui critério
                  fragmentação ou parcialização do   observaram que esta reabilitação   esperado para monumentos,
                  Eu. Super investido em seu lugar   do objeto para o prazer e esta   museus e obras de arte que se
                  narcísico, perseguido com ódio    recomposição do objeto para a   oferecem em função reparadora.
                  e culpa por fantasias sádicas ou   relação explicam uma certa      Uma boa síntese deste
                  masoquista, o Eu tende a        disposição à sublimação estética,   argumento se encontrará na
                  defender-se da angústia         que faz acompanhar a posição     prática japonesa do katsugui, por
                  mobilizando estratégias como    depressiva. A escrita, a produção   meio do qual uma peça de
                  a identificação projetiva e a cisão   de imagens e a criação de efeitos   cerâmica, geralmente um utensílio
                  (splitting), base sobre a qual   sensoriais criam uma perspectiva   doméstico, pode ser consertado
                  surgem os fenômenos de
                                                  convergente entre a linha
                                                                                   por meio de métodos tão
    FOTOS: CORTESIA ARTISTA E GALERIA KOGAN AMARO  com redução de idealizações e   com a posição depressiva. Neste   reparador que o produto se torna
                                                                                   especificamente implicados pelo
                                                  mimética e a linha catártica da
                  negacionismo. O processo
                  de recuperação do lugar do eu,
                                                  reparação, doravante associada
                                                                                   ainda mais valioso e singular do
                                                  sentido, o luto se resolve quando
                  projeções envolve, portanto, uma
                                                                                   que ele era antes. O katsugui tem
                  integração do objeto. A partição
                                                  se transforma, por meio da
                                                                                   sido usado por muitos estudiosos
                                                  reparação, em uma unidade ética
                                                                                         [5]
                                                                                   do luto  para exemplificar o
                  entre bom-prazer e mal-desprazer
                                                                                   processo de reparação que o luto
                                                  e estética. Isso se poderá verificar
                  dará origem a uma nova unidade,
                  com a correlata aceitação do
                                                                                   demanda, especialmente o fato
                                                  empiricamente na simetria entre o
                  “mal-desprazeirozo” no interior
                                                  quê se “diz-faz” e o modo como se
                                                                                   de que ao final o término do luto
                                                                                   produz uma sensação e agradável
                  do próprio Eu.
                                                  “diz-faz”. Congruência entre forma
                                                                                                              13
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         Book_ARTE_58.indb   13
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