Page 103 - ARTE!Brasileiros #57
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faço, porque não sou individual. Todo meu trabalho esclarecer. E tem mais. Se já estão se arvorando
é coletivo, tudo que eu faço é coletivo. Faço se for disso, saindo de bonzinhos, isso não está certo.
coletivo. Foi quando começamos a construir a Porque isso tem um custo, e quem está pagando
exposição Moquém_Surarî. A coisa tem que ser essa conta basicamente sou eu – e estou falando
estratégica em todos os lugares. de dinheiro mesmo. Porque a Bienal paga um
cachê de 12 mil reais, pega sua obra e te esquece.
Contudo, Jaider explica que os embates com o circuito E aí, em se tratando da arte indígena contempo- FOTOS: LEVI FANAN/FUNDAÇÃO BIENAL DE SÃO PAULO | DIVULGAÇÃO SESC SOROCABA
da arte não foram fáceis e não se sentiu contemplado rânea não basta. Porque quando você pega uma
pelas atitudes da Bienal de São Paulo, tendo que pagar obra do artista, pega toda a história dele muito
ele mesmo pela presença de outros indígenas: antes da colônia. Pega toda essa complexidade
colonial e a coletividade. Então, se eu cheguei,
Não estamos satisfeitos. Porque primeiro a Bienal vão chegar outros.
disse que não queria índio nenhum. Agora que
está saindo na mídia bonitinha que botou não sei O depoimento no total é contundente e preciso. A perda
quantos índios, isso não é verdade, precisamos é inestimável, mas o legado é definitivo.
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