Page 103 - ARTE!Brasileiros #57
P. 103

faço, porque não sou individual. Todo meu trabalho   esclarecer. E tem mais. Se já estão se arvorando
                  é coletivo, tudo que eu faço é coletivo. Faço se for   disso, saindo de bonzinhos, isso não está certo.
                  coletivo. Foi quando começamos a construir a    Porque isso tem um custo, e quem está pagando
                  exposição Moquém_Surarî. A coisa tem que ser    essa conta basicamente sou eu – e estou falando
                  estratégica em todos os lugares.                de dinheiro mesmo. Porque a Bienal paga um
                                                                  cachê de 12 mil reais, pega sua obra e te esquece.
            Contudo, Jaider explica que os embates com o circuito   E aí, em se tratando da arte indígena contempo- FOTOS: LEVI FANAN/FUNDAÇÃO BIENAL DE SÃO PAULO | DIVULGAÇÃO SESC SOROCABA
            da arte não foram fáceis e não se sentiu contemplado   rânea não basta. Porque quando você pega uma
            pelas atitudes da Bienal de São Paulo, tendo que pagar   obra do artista, pega toda a história dele muito
            ele mesmo pela presença de outros indígenas:          antes da colônia. Pega toda essa complexidade
                                                                  colonial e a coletividade. Então, se eu cheguei,
                  Não estamos satisfeitos. Porque primeiro a Bienal   vão chegar outros.
                  disse que não queria índio nenhum. Agora que
                  está saindo na mídia bonitinha que botou não sei   O depoimento no total é contundente e preciso. A perda
                  quantos índios, isso não é verdade, precisamos   é inestimável, mas o legado é definitivo.

                                                                                                        103
   98   99   100   101   102   103   104   105   106   107   108