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REPORTAGEM IMAGENS DE CONFLITO
rigoroso interpretando o que está acontecendo. E eu
acho que é em parte por isso que o olhar sobre os
estadunidenses neste livro é meio brutal e sarcástico.
Eu conheci a generosidade e a graça no coração dos
Estados Unidos. Da mesma forma, conheci muito bem
a violência incessante”, complementa o fotógrafo.
A escolha da sátira como veículo da crítica - ao
invés do uso deliberado do choque - mostra não só
sua experiência (vasta para um profissional tão jovem),
mas delineia um caminho contrário ao do mercado de
notícias, como explica Susan Sontag no livro Diante da
Dor dos Outros: “A busca por imagens mais dramáti-
cas (como elas são descritas frequentemente) guia a
produção de fotografias, e é parte da normalidade de
Em 1º de maio de 2003, no porta-aviões Abraham Lincoln, uma cultura em que o choque se tornou um estímulo
o presidente George W. Bush anuncia “missão cumprida” de consumo e fonte de valor”. Sobre as fotos-choque
em relação à guerra no Iraque. A grande maioria das
vítimas e da violência ocorreu após o discurso (como chamou Roland Barthes), Sontag questionaria:
“Você pode olhar para isso?”. “Existe uma satisfação em
ser capaz de ver a imagem sem fechar os olhos. [Mas
também] existe o prazer de fechar os olhos diante do
de um país à deriva, com consequências muitas vezes horror”, pontua. Seja pela indignação, pelo mistério
desastrosas”, e incluindo a noção de guerra eterna, ou pela sátira, Peter consegue manter, através de
exemplificada muito bem em quatro registros de dis- Sorry for the War, a prevalência do “por que?”. “Por
cursos televisionados dos últimos presidentes dos que essa face em Guantánamo foi escondida?”; “por
eua (Bush pai e filho, Obama e Trump; com exceção que as pessoas vão a museus olhar drones?”; “por
de Bill Clinton), cujas falas deveriam anunciar o fim de que o cenário atrás dessa criança está em ruínas?”;
determinados conflitos e acabam por reforçar, nesses “por que há uma enorme celebração esportiva no meio
trechos congelados por Peter, o oposto. de um livro sobre conflito?”.
O título do livro, encontrado em um post-it rosa
choque na capa da publicação, vem de uma fotografia visualizanDo a guerra?
tirada por Peter de uma ação, com o nome de Balloons Em uma época na qual política é frequentemente con-
for Kabul (Balões para Cabul, em tradução livre), em sumida pelos cidadãos de maneira visual - por meio das
uma galeria de arte em Nova York. “Os nova-iorquinos mídias sociais, coberturas noticiosas em vídeo ou cultura
escreveram notas para o povo de Cabul que seriam popular -, a necessidade de tomar consciência do peso
entregues a eles com balões cor-de-rosa durante seu da comunicação visual é cada vez mais premente. “Essa
trajeto matinal. Foi uma resposta bem intencionada, necessidade se torna ainda maior ao considerarmos
mas totalmente inacessível a um conflito que já durava que tão poucos de nós [habitantes de áreas isentas de
uma década. Muito do trabalho que faço é sobre a conflito] têm, agora, experiência direta na guerra ou com
desconexão entre os eua e as consequências de suas o exército”, assim argumentam Nick Robinson e Marcus
- ou de nossas - ações imperiais no exterior. Aquela Schulzke no estudo Visualizing War? Towards a Visual
nota e aquele evento pareciam simbolizar muito da Analysis of Videogames and Social Media. Segundo os FOTOS: PETER VAN AGTMAEL/MAGNUM PHOTOS. CORTESIA DO FOTÓGRAFO
desconfiança e cinismo que eu nutria por nossa ideia autores, ao ser vivenciada cada vez mais remotamente
distorcida de empatia coletiva”, ele conta à também pelos cidadãos, a guerra acaba sendo apresentada como
fotógrafa Tanya Habjouqa. “Essa nota parecia apro- um espetáculo centrado no uso de artilharia remota cada
priada porque este livro é meu pedido de desculpas e vez mais poderosa e tecnologicamente sofisticada (a
uma declaração de desamparo sobre o que aconteceu exemplo das imagens recentes demonstrando o poderio
nas últimas duas décadas. Não posso mudar nenhum do Domo de Ferro, em Israel, ora parecidas com cenas
resultado, mas certamente posso criar um documento de Star Wars, outras com fogos de artifício).
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