Page 58 - ARTE!Brasileiros #55
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REPORTAGEM IMAGENS DE CONFLITO
Trabalhos de Peter Van Agtmael, Steve
McQueen e Emily Jacir refletem sobre
conflitos e não nos deixam esquecer
de suas consequências cruéis
por miguel groisman
O QUE ACONTECE
QUANDO NÓS
DESFAZEMOS O MUNDO?
em 13 De novembro De 2015, o fotógrafo estadunidense em tradução livre). Nele, as fotos sequenciadas de
Peter Van Agtmael estava em Paris durante um ataque forma não linear entrelaçam e costuram a guerra no
terrorista massivo efetuado pelo grupo Estado Islâmico Iraque durante o tempo do ei, o êxodo em massa de
(ei). À noite, ao retornar para o quarto de hotel, Peter se refugiados para a Europa, militarismo, terrorismo,
sentiu paranóico pela primeira vez em muito tempo. “Eu nacionalismo, criação de mitos e a propaganda de
já havia coberto conflitos por dez anos e sempre tinha guerra. O material reunido em Sorry for the War (cujos
sido capaz de me preparar [psicologicamente] para a textos e legendas vêm escritos em inglês e árabe) nos
experiência. Naquela vez, pego de surpresa, fiquei meio lembra que, embora as guerras recentes dos Estados
acordado a noite toda”, conta. O choque continuou Unidos tenham sido praticamente esquecidas, suas
a reverberar, mesmo após o fotógrafo retornar para consequências continuam a reverberar, como nota
casa, em Nova York. Até lá, ao usar o metrô, Peter se o autor. Os registros perturbadores, de humor ácido
via mantendo as costas contra a parede, quando pos- (acentuado pela plasticidade trazida no uso do flash
sível, e examinando cada rosto, ao mesmo tempo que e pela ordenação astuta das imagens no livro), con-
mapeava suas rotas de fuga. “Sempre fui um visitante traditórios, misteriosos e, por vezes, condenatórios,
dos conflitos de outras pessoas, mas em Paris, quando são articulados por Peter para estudar a construção
a violência chegou tão repentinamente em um espaço da ideia, de uma guerra sem fim. Embora mostre um
que eu associava com conforto e santuário, tive uma mundo pós 11 de setembro - “ataque que ‘nos deu
pequena compreensão do que as pessoas comuns licença’ para usar nossos medos como desculpa para
que vivem em uma guerra sentem todos os dias. Dez qualquer coisa” -, Sorry for the War cumpre o dever de FOTOS: PETER VAN AGTMAEL/MAGNUM PHOTOS. CORTESIA DO FOTÓGRAFO
anos de trabalho em conflito e eu havia perdido uma utilizar a história recente como guia, mas não limitar-se
das lições mais fundamentais”. a ela, já que “também deve-se olhar para a totalidade
Tal dissonância entre as percepções, dos esta- da história americana como uma estrutura: as coisas
dunidenses, quanto às guerras pós 11 de setembro não acontecem apenas por causa de um evento, elas
e a violência vivida por pessoas presas em zonas de acontecem como parte do continuum da história”. Fora
conflito é o pilar narrativo do mais recente projeto de do front, o fotógrafo foca nas sequelas dessa cultura,
Peter, Sorry for the War (Nos perdoem pela guerra, “servindo tanto como evidência quanto interpretação
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