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Jonathas de Andrade, ABC da Cana, 2014, do acervo do Museu de Arte do Rio de Janeiro (MAR)



            faíscas entre diferentes formas de lidar com ideias, for-  É grande a lista de artistas representados na expo-
            mas e palavras, a exposição se articula em torno de seis   sição, com raríssimas e propositais lacunas, como
            núcleos principais: mídia, resistência, casa, rua, religiosi- no caso dos poetas paulistas ligados ao concretismo.
            dade e pedagogia são as palavras em torno das quais se  “Procuramos evitar um caráter literário, privilegiando a
            aglutinam os vários objetos. Muitos dos trabalhos sele- presença da palavra poética no campo artístico”, explica
            cionados pertencem, simultaneamente, a várias dessas   Moacir. Deixando de lado essas exceções, os grandes
            categorias. E estabelecem entre si diálogos enriquece- mestres da arte que se apropriam da palavra estão lá.
            dores. Há, por exemplo, uma interessante reverberação  Autores como Arthur Bispo do Rosário, Mira Schendel,
            entre os slides usados por Paulo Freire nos anos 1960  Cildo Meireles, Paulo Bruscky, Antonio Manuel, Leonil-
            para alfabetização e a obra ABC da Cana, de Jonathas   son, Élida Tessler, Vânia Mignone, Marilá Dardot, Ivan
            de Andrade, ou ainda a pintura Esperança, de Leonilson,  Grilo, Jaime Lauriano, dentre outros, comparecem,
            que também usa o alfabeto como matéria-prima.    muitas vezes com mais de um trabalho.
               A palavra, onipresente, às vezes cede lugar para   Há um esforço permanente, em termos de mon-
            aproximações poéticas menos explícitas. É o caso do   tagem, de desfazer categorias, de demonstrar que a
            conjunto formado pelas obras de Lygia Pape, Lenora   expressão artística deriva muitas vezes de um olhar
            de Barros, Lia Chaia e Anna Maria Maiolino, no qual o   atento ao mundo da rua e das coisas, sejam estandartes
            foco se desloca do símbolo escrito para a fisicalidade   de maracatu, panos de prato, rótulos de cachaça ou
            da língua. A ideia de corte, mácula ou impossibili- assinaturas de pixo. Um exemplo claro desse hibridismo
            dade de controle da própria língua, algo comum ao   é o trabalho Você me dá sua palavra?, de Elida Tessler,
            trabalho dessas artistas, torna a aproximação entre   que promove uma costura por toda a exposição. Por
            elas muito potente.                              todo o espaço ziguezagueam, sustentados por cordas

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