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Os Comedores de Batata, 1885, Vincent Van Gogh
vertente protestante, as coisas não são tão radicais. indicador dessa questão também é que o grande
Tanto que no livro do Max Weber, A Ética Protestante amor da pintura para ele era Jean-François Millet,
e o Espírito do Capitalismo, é o calvinismo. O Van que é o pintor dos camponeses. E ele tem quatro ou
Gogh vem de uma família muito ligada ao calvinis- cinco trabalhos que são cópias, cópias no estilo, em
mo, o pai era pastor e o avô, se não me engano, era que ele toma por base temas semelhantes àqueles
um teólogo da religião. Tanto em algumas cartas do Millet. Então, em vários aspectos, culturais e
quanto nos temas que ele usa, essa questão do religiosos ou da própria formação dele, essa ques-
regime do trabalho é muito forte. Por exemplo, na tão foi decisiva.
última etapa, mais ou menos o momento em que
ele realmente começa a pintar profissionalmente, gsm – Ainda nesse sentido, você comenta bastante
no final de 1864, numa pequena aldeia, ele pinta os no decorrer do livro sobre como a obra do Van Gogh
famosos comedores de batata. Então, os temas foi reduzida à situação dele enquanto uma pessoa
também são muito ligados aos trabalhos agrícolas e que sofreu muito. Você acha que, não querendo
camponês, o que mudou muito com as máquinas e estabelecer uma hierarquia, há uma força maior
a mecanização, mas que era o trabalho mais rústico, ainda nesse ímpeto do trabalho em detrimento
desse ímpeto do sofrimento em sua obra?
em que a relação com a terra é estreita. E ele vive, se
FOTO REPRODUÇÃO não me engano, mais de uma semana com aquela Que ele tenha tido sofrimentos psíquicos em um grau
mais terrível ou menos terrível me parece indiscutível.
família [de Os Comedores de Batata] para, enfim,
Ele teve também problemas fortes com alcoolismo.
incorporar melhor os gestos, o tipo de trabalho. Um
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