Page 72 - ARTE!Brasileiros #53
P. 72

ARTISTA CENTENÁRIO LEÓN FERRARI




                              Legenda 120 caracteres
                              ospsodpso dpso dpsopdo itálico
                              so dpso dpso dpospdospo
                              psodpsop dospdops odpsdpso
                              dpsppcxccocxpocpxoxppx








































                                                                                      La Civilización
                                                                                      Occidental y Cristiana,
                                                                                      1965, León Ferrari

            Bienal de São Paulo, com uma montagem da obra Pala- Londres, e, em 1972, no Teatro Larrañaga, Buenos Aires),
            bras Ajenas, a primeira colagem literária de Ferrari, que   e apenas recentemente passou a ser apresentada em
            compartilha da temática anti-guerra e foi elaborada   sua versão integral (desde sua leitura em inglês em 2017,
            no apogeu da invasão estadunidense ao Vietnã, entre   no redCat, Los Angeles, somente uma performance
            1965 e 1967. Sua criação parte da seleção e remonta- completa foi realizada no Museo Jumex, na Cidade do
            gem de citações textuais de fontes diversas, incluindo   México, em 2018), tendo em vista que seu texto original
            agências de notícias, livros de história, a Bíblia - e Deus,  se espalha por 250 páginas e requer, em média, um
            como retratado nela - e discursos de figuras políticas   elenco de 30 leitores. Na Bienal de São Paulo, seria
            e religiosas como o presidente Lyndon B. Johnson,  realizada a primeira leitura integral de Palabras Ajenas
            Robert McNamara, o Papa Paulo vi e Adolph Hitler.  no Brasil; com as restrições sanitárias impostas pela
            A partir desse coro unissonante reunido por Ferrari,  pandemia, no entanto, a organização teve que adaptar
            ele pretende expor a relação discursiva belicosa das   o formato de exposição da obra, optando pela exibição
            atrocidades da invasão ao Vietnã e do nazismo com as   de um trecho, apenas, gravado na ocasião da leitura
            narrativas de redenção e punição contidas nos textos   da colagem literária no redCat. Dois documentos,
            sagrados, refletindo, em uma camada mais profunda,  dispostos ao lado do monitor que exibe o vídeo, dão
            sobre a violência exercida pelo Ocidente camuflada   um vislumbre do intrincado processo de transposição
            pela cumplicidade entre o poder político e religioso.  da colagem para a leitura, são instruções para os per-
               Palabras Ajenas chegou a ser performada parcial- formistas e uma impressão do roteiro técnico, “Ato I:
            mente em público duas vezes (em 1968, no Arts Lab,  Quem ganha ganha”.
            72
   67   68   69   70   71   72   73   74   75   76   77