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ARTISTA CENTENÁRIO LEÓN FERRARI
Hongo nuclear, 2007, León Ferrari
uma grande campanha internacional por sua libertação”.
A troca entre o poeta e o artista se deu nos meses
que antecederam o primeiro de dois regimes militares
opressores que assumiram o país - o último resultando,
no final dos anos 1970, no refúgio de Ferrari no Brasil
e no desaparecimento de seu filho, Ariel. Antes disso,
Ferrari sistematizou sua colaboração com Alberti na
publicação Escrito en el aire, de 1964, em que cada
desenho abstrato de León dialoga com um poema de
Rafael, todos dispostos de várias formas no espaço da
página, que gera uma continuidade visual entre texto
e imagem. “Essa continuidade não é apenas formal,
mas temática: os poemas aludem à musicalidade e ao
silêncio, sinais, riscados, emaranhados; qualidades que
ressoam na abstração de Ferrari”, nota sua fundação
sobre a parceria dos dois.
Hoje, La Civilización Occidental y Cristiana é res-
guardada pelo Museo Nacional de Bellas Artes, na
Argentina, tendo partido de lá apenas para a primeira
parada na itinerância de La Bondadosa Crueldad. A obra,
no entanto, retorna para o museu ao fim da exposição,
representando de forma prática e simbólica o último
segmento da retrospectiva, na terra natal do artista.
No site do Bellas Artes também pode ser conferido,
na íntegra, o filme Civilización, premiado no Festival
de Cinema Independente de Buenos Aires em 2012,
um ano antes do falecimento de Ferrari. Dirigido por
Rubén Guzmán, o documentário registra entrevistas
exclusivas e mostra o feitio de uma obra original espe-
cialmente para o filme.
Além de obras já emblemáticas, como a citada aci-
ma, La Bondadosa Crueldad agrega ainda um número
significativo de documentos inéditos disponibilizados
pela Fundación Augusto y León Ferrari para apresentar
outros pontos de vista sobre sua produção e as várias
ações que desenvolveu ao longo da vida. Tal proposta
feita pela fundação, de fornecer uma visão alargada
acerca da vida de León, foi transportada para suas
redes sociais durante o mês de setembro, contando
com ciclos de publicações, registros e histórias envia-
dos por amigos e familiares que compartilharam suas
experiências com León e seu trabalho.
Embora a mostra comemorativa não venha para
o Brasil, o centenário do artista foi celebrado pela 34ª
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