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ARTISTA CENTENÁRIO LEÓN FERRARI







                                   Hongo nuclear, 2007, León Ferrari




            uma grande campanha internacional por sua libertação”.
               A troca entre o poeta e o artista se deu nos meses
            que antecederam o primeiro de dois regimes militares
            opressores que assumiram o país - o último resultando,
            no final dos anos 1970, no refúgio de Ferrari no Brasil
            e no desaparecimento de seu filho, Ariel. Antes disso,
            Ferrari sistematizou sua colaboração com Alberti na
            publicação Escrito en el aire, de 1964, em que cada
            desenho abstrato de León dialoga com um poema de
            Rafael, todos dispostos de várias formas no espaço da
            página, que gera uma continuidade visual entre texto
            e imagem. “Essa continuidade não é apenas formal,
            mas temática: os poemas aludem à musicalidade e ao
            silêncio, sinais, riscados, emaranhados; qualidades que
            ressoam na abstração de Ferrari”, nota sua fundação
            sobre a parceria dos dois.
               Hoje, La Civilización Occidental y Cristiana é res-
            guardada pelo Museo Nacional de Bellas Artes, na
            Argentina, tendo partido de lá apenas para a primeira
            parada na itinerância de La Bondadosa Crueldad. A obra,
            no entanto, retorna para o museu ao fim da exposição,
            representando de forma prática e simbólica o último
            segmento da retrospectiva, na terra natal do artista.
            No site do Bellas Artes também pode ser conferido,
            na íntegra, o filme Civilización, premiado no Festival
            de Cinema Independente de Buenos Aires em 2012,
            um ano antes do falecimento de Ferrari. Dirigido por
            Rubén Guzmán, o documentário registra entrevistas
            exclusivas e mostra o feitio de uma obra original espe-
            cialmente para o filme.
               Além de obras já emblemáticas, como a citada aci-
            ma, La Bondadosa Crueldad agrega ainda um número
            significativo de documentos inéditos disponibilizados
            pela Fundación Augusto y León Ferrari para apresentar
            outros pontos de vista sobre sua produção e as várias
            ações que desenvolveu ao longo da vida. Tal proposta
            feita pela fundação, de fornecer uma visão alargada
            acerca da vida de León, foi transportada para suas
            redes sociais durante o mês de setembro, contando
            com ciclos de publicações, registros e histórias envia-
            dos por amigos e familiares que compartilharam suas
            experiências com León e seu trabalho.
               Embora a mostra comemorativa não venha para
            o Brasil, o centenário do artista foi celebrado pela 34ª

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