Page 66 - ARTE!Brasileiros #53
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EXPOSIÇÕES SÃO PAULO
A instalação O Brilho da Liberdade Diante dos Seus Olhos, de Rafael RG, é inspirada na biografia da ativista norte-americana Harriet Tubman
história de Harriet virou filme e, em homenagem ímpar, norteia a instalação Objeto Horizonte, do Coletivo Foi
seu rosto foi estampado na nota de 20 dólares. à Feira, composto por Clarissa Ximenes, Gabriel Tye,
O trabalho de Luiza Crosman é de hipóteses, O Luís Felipe Porto, Matheus Romanelli e Raysa Mucunã.
Mundo Versus o Planeta tangencia as distintas funções Uma esfera transparente de autorreflexão convida o
da ciência, propõe o entendimento sobre a diferencia- visitante a gravar um áudio com mensagem sobre a
ção entre terra e planeta e a observação entre a arte cidade do futuro, que é enviado a um receptor que
e a ciência. Os temas de renovação estética e política transforma as vozes em inserções aleatórias, como
materializam o presente revisitando o passado com uma máquina do tempo. Fazendo uso de elementos
questões como gentrificação e apagamento. O assun- primordiais à sobrevivência, vários artistas se dedi-
to é o gatilho da intervenção Entre o Mundo e Eu - A cam à agro arte realizando intervenções gigantescas
Caminho de Casa, de Diran Castro, que tem amigo cujos (land art) ou reduzidas como o Canteiro Suspenso, de
parentes humildes moravam no terreno do Ibirapuera Narcíso Rosário, um conjunto de caixas sobre cavale-
antes da construção do parque para os festejos do VI tes onde o vegetal faz parte de um acervo sensorial e
centenário de São Paulo, em 1954. A artista estuda orgânico. A arte é um fermento de combustão imediata
temas da decolonização e sua instalação, uma cidade e de energia criativa. Ao criar uma padaria no parque,
em escala reduzida, foi feita com desobediência estética a dupla Gabriel Scapinnelli e Otávio Monteiro atraiu o
e civil como alerta à gentrificação generalizada. observador-performer introduzindo-o na arte de fazer
O distanciamento generoso entre as instalações o pão, criando assim um sistema que se inicia na arte e
cria pontes para experiências perceptivas, especial- termina no que Joseph Beuys definiu como escultura
mente as soundscapes ligadas à ecologia acústica, social. Lugar Comum:travessias e coletividades na
teorizada por Murray Schafer, músico e ambientalista cidade contribui para uma reflexão crítica sobre o lugar
canadense. O hibridismo entre som, imagem e tempo da arte na esfera pública de uma cidade.
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