Page 66 - ARTE!Brasileiros #53
P. 66

EXPOSIÇÕES SÃO PAULO












































            A instalação O Brilho da Liberdade Diante dos Seus Olhos, de Rafael RG, é inspirada na biografia da ativista norte-americana Harriet Tubman




            história de Harriet virou filme e, em homenagem ímpar,  norteia a instalação Objeto Horizonte, do Coletivo Foi
            seu rosto foi estampado na nota de 20 dólares.  à Feira, composto por Clarissa Ximenes, Gabriel Tye,
               O trabalho de Luiza Crosman é de hipóteses, O   Luís Felipe Porto, Matheus Romanelli e Raysa Mucunã.
            Mundo Versus o Planeta tangencia as distintas funções   Uma esfera transparente de autorreflexão convida o
            da ciência, propõe o entendimento sobre a diferencia- visitante a gravar um áudio com mensagem sobre a
            ção entre terra e planeta e a observação entre a arte   cidade do futuro, que é enviado a um receptor que
            e a ciência. Os temas de renovação estética e política   transforma as vozes em inserções aleatórias, como
            materializam o presente revisitando o passado com   uma máquina do tempo. Fazendo uso de elementos
            questões como gentrificação e apagamento. O assun- primordiais à sobrevivência, vários artistas se dedi-
            to é o gatilho da intervenção Entre o Mundo e Eu - A   cam à agro arte realizando intervenções gigantescas
            Caminho de Casa, de Diran Castro, que tem amigo cujos   (land art) ou reduzidas como o Canteiro Suspenso, de
            parentes humildes moravam no terreno do Ibirapuera   Narcíso Rosário, um conjunto de caixas sobre cavale-
            antes da construção do parque para os festejos do VI   tes onde o vegetal faz parte de um acervo sensorial e
            centenário de São Paulo, em 1954. A artista estuda   orgânico. A arte é um fermento de combustão imediata
            temas da decolonização e sua instalação, uma cidade   e de energia criativa. Ao criar uma padaria no parque,
            em escala reduzida, foi feita com desobediência estética   a dupla Gabriel Scapinnelli e Otávio Monteiro atraiu o
            e civil como alerta à gentrificação generalizada.  observador-performer introduzindo-o na arte de fazer
               O distanciamento generoso entre as instalações   o pão, criando assim um sistema que se inicia na arte e
            cria pontes para experiências perceptivas, especial- termina no que Joseph Beuys definiu como escultura
            mente as soundscapes ligadas à ecologia acústica,  social. Lugar Comum:travessias e coletividades na
            teorizada por Murray Schafer, músico e ambientalista   cidade contribui para uma reflexão crítica sobre o lugar
            canadense. O hibridismo entre som, imagem e tempo   da arte na esfera pública de uma cidade.

            66
   61   62   63   64   65   66   67   68   69   70   71