Page 9 - ARTE!Brasileiros #51
P. 9
Søren Behncke, Sorry No Image Available, 2012. Imagem que ilustra texto do curador
Francesco Stocchi na série de correspondências do site da Bienal de São Paulo
Garrido-Lecca, inaugurada em fevereiro, e a performan- assim os eventos cancelados e fortalecendo uma das
ce de Neo Muyanga. Para manter ativa a discussão em ambições do projeto: criar uma Bienal que se estenda
torno da mostra e o intercâmbio com um circuito amplo, no tempo e no espaço, permitindo ao público vivenciar
a Bienal planeja fazer uso das ferramentas virtuais, con- uma mesma produção artística em diferentes contextos
tinuar as publicações de correspondências curatoriais e momentos. Em relação à ampla rede de parcerias
(que vem sendo divulgadas no site) e promover uma série que a Bienal havia criado para a realização de cerca de
de encontros online envolvendo artistas, estudiosos 25 exposições paralelas ao evento principal, Visconti
e curadores. “Nosso objetivo é trabalhar a exposição explica que os casos serão trabalhados individualmente,
como se fosse um ensaio aberto, compartilhado com avaliando as circunstâncias de cada projeto individual.
o público”, explica Visconti. Do ponto de vista orçamentário, José Olympio afirma
Também está programado o lançamento de uma que a pandemia afetou as contas da Bienal, mas não de
publicação digital, uma espécie de livro de artista que maneira insuperável, pois a instituição conta com mais
congregará uma série de trabalhos comissionados. Outra de 20 parceiros estáveis e vem ampliando sua rede de
proposta, a ser avaliada conforme a evolução do quadro apoio. Segundo ele, o principal obstáculo, até agora,
epidêmico, é realizar ainda este ano uma pequena mostra foi a impossibilidade de alugar o espaço do Pavilhão,
coletiva, reabrindo o Pavilhão ao público, substituindo que responde por parcela importante das receitas.
9