Page 82 - ARTE!Brasileiros #49
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PRÊMIOS MARCANTONIO VILAÇA
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             Queria que contasse um pouco sobre essa pesquisa e sobre o que   ao longo do tempo. Até que ponto você diria que a arte pode ter
             descobriu a partir dela.                          também um papel reparatório, seja no sentido de “fazer justiça”
             A pesquisa se iniciou tendo como base a genealogia   ou no caminho mais de cura?
             da minha própria família, no caso eu sou fruto de um   Talvez um trabalho em artes visuais possa despertar
             casamento interracial. Logo ficou evidente que a pes-  em um determinado público algumas conexões profun-
             quisa genealógica sobre os familiares brancos poderia   das, que podem levar a algum entendimento acerca de
             continuar ad infinitum, já que muitos eram primos e   traumas pessoais, familiares, coletivos. Ainda assim é
             se casaram entre si, em consonância com os arranjos   algo restrito e as artes visuais ainda são um campo
             comuns em que se formaram muitas famílias de origem   muito elitista. Ou seja, falar em cura não dá conta
             portuguesa no Brasil. Já em relação à família negra, pre-  dos complexos modos de ser e estar no mundo que
             cisei procurar em lugares não tão óbvios, mas encontrei,   precisamos enfrentar cotidianamente, muitas vezes
             por exemplo, farta documentação sobre a escravidão   abraçando uma série de contradições apenas para nos
             no Vale do Paraíba, indo contra a ideia de que esses   manter vivas ou nos comportar como é esperado de
             papéis foram queimados. Não foram. Então, é urgente   nós. Em relação ao conceito de “justiça”, sou bastante
             que se dê visibilidade a essa documentação e se façam   cética, já que a todo momento precisamos explicar o
             estudos críticos da iconografia, principalmente a do   óbvio em relação a medidas reparatórias como cotas
             século XIX, para que ninguém mais possa se sentir no   raciais, por exemplo, e mesmo assim essas poucas
             direito de propagar inverdades ou minimizar os efeitos   medidas são duramente contestadas.
             da escravidão em nosso país.
                                                               Em seus trabalhos que lidam com memória, é notável também o
             Em uma entrevista, você afirmou que somos um país violentamente   lugar que assumem as “lacunas” e o “apagamento”. De que modo
             racista e que poucas medidas reparatórias foram implantadas   você lida com essas lacunas?


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