Page 22 - ARTE!Brasileiros #49
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BIENAIS 21ª BIENAL SESC_VIDEOBRASIL






             COMUNIDADES IMAGINADAS,


             NÃO PRECISA GRITAR PARA



             SER ESCUTADA




             21ª EDIÇÃO DA BIENAL SESC_VIDEOBRASIL, INAUGURADA NO SESC 24
             DE MAIO, TEM SEUS PONTOS ALTOS NA DIVERSIDADE DE TEMAS



             POR MARIA HIRSZMAN


             A DIVERSIDADE DE TEMAS, poéticas e aborda-  misto de sutileza e pontaria aguda o aniquilamento
             gens da 21ª edição do Videobrasil é um de seus   da cultura ancestral indígena e os efeitos da colo-
             pontos altos. Não existem redundâncias ou sobre-  nização sobre o povo indígena. Ela comparece na
             posições entre as mais de 60 obras selecionadas   mostra com dois trabalhos: a instalação intitulada
             para a mostra, que pela primeira vez na história   Somos aún!, feita a partir da somatória de uma
             conta com um fio condutor definido antes mesmo   série de esculturas de caráter antropomórfico, que
             da convocatória. “Comunidades Imaginadas”, mote   mesclam vestígios de culturas ancestrais a uma
             inspirado na obra de Benedict Anderson, torna-  persistente defesa do imaginário popular, e um
             -se um guia potente, mas não impositivo, que   vídeo tocante, Eu Sobreviverei a Vocês, no qual são
             permitiu congregar um leque amplo de pesquisas   vistas imagens em grande proximidade as formas
             cuja principal característica comum talvez seja a   de um antigo vaso do século 7 da civilização moche,
             maneira delicada com que tratam de questões   célebre por seu trabalho em cerâmica,  guardado
             muitas vezes dramáticas.                    no Museu Etnológico de Berlim. Enquanto se perde
             Destruição, ameaça de extermínio, visão distorcida   nas formas sinuosas e misteriosas desse objeto
             de mundo em função de preconceitos raciais, eco-  arqueológico, o espectador escuta uma narrativa
             nômicos ou sociais são aspectos largamente trata-  estranha, um tanto surreal, feita em primeira pes-
             dos pelos 50 artistas selecionados pela comissão   soa pelo vaso, narrando desde sua confecção até
             julgadora e pelos 5 convidados pela curadoria.   seu encerramento num museu distante.
             E, no entanto, predomina na mostra uma certa   A cultura milenar de seu povo também é o tema do
             sutileza, uma aposta na potência transformadora   trabalho de Dana Awartani. Numa relação especu-
             da arte, que não precisa gritar para ser escutada.   lar entre vídeo e instalação, a artista árabe tece um
             Alguns exemplos demonstram claramente essa   crítico comentário sobre o abandono da milenar
             defesa da utopia diante da tragédia contemporâ-  arquitetura Hejazi, típica de sua região até o início
             nea. Trabalho com grande destaque na exposição,   de um processo de modernização avassalador,
             a série de fotos de paisagens urbanas feitas por   iniciado nos anos 1950. Dana recobre o chão de sua
             Hrair Sarkissian, sírio radicado na Inglaterra, lida   instalação com um tapete de belos ladrilhos com
             de forma sutil e surpreendente com as repressões   padronagem geométrica, tipicamente islâmica,
             totalitárias ao mostrar lugares onde costumam ser   feito pacientemente com areias coloridas. A efe-
             feitas as execuções públicas em diversos países   meridade da composição fica ainda mais evidente
             onde a pena de morte é política de Estado.  diante do vídeo, que mostra a artista varrendo a
             A peruana Claudia Martínez Garay explora com um   mesma formação, numa das poucas casas com esse


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