Page 20 - ARTE!Brasileiros #49
P. 20
BIENAIS ISTAMBUL
GLAUCO RODRIGUES,
VISÃO DA TERRA, LENDA
DO COATI PURU QUE
PORVENTURA É?, 1977.
NA PÁGINA AO LADO,
DESENHOS DO CIENTISTA
ALEMÃO ERNST HAECKEL
(1834–1919) EXPOSTOS
NO PERA MUSEUM, NA
16ª BIENAL DE ISTAMBUL
para tratar de um problema universal: a imensa quantidade sedes da 16ª Bienal de Istambul, escolhida, aliás, poucos
de lixo produzida pelo ser humano, tão grande que se meses antes da abertura, já que o espaço escolhido origi-
transforma em uma área cinco vezes superior à Turquia, nalmente, o Estaleiro de Istambul, precisou ser descartado
podendo ser considerada um novo continente. na última hora, após serem descobertos elementos tóxicos
O pano de fundo desse debate é justamente o conceito de nele que inviabilizaram seu uso.
Antropoceno, ou seja, a era que representa a transforma- É lá que esteve também Circa (2006), da brasileira Anna
ção da natureza de forma tão drástica pela humanidade Bella Geiger, uma instalação bastante complexa, que
que sua ação passa a representar uma ameaça à susten- parte de um livro que mostra maquetes das pirâmides do
tabilidade do próprio planeta. Egito, que ela reconstrói no espaço com areia e tem no
Para alívio de quem já vive um pesadelo, especialmente fundo uma projeção com imagens que abordam a ideia
no país das queimadas, do óleo e das catástrofes das de representação.
mineradoras, não se trata de uma bienal que olhe para o O novo espaço, que antes da reforma serviu a outras edi-
tema de forma ilustrativa ou militante, como se poderia ções da Bienal como Antrepo 5, agora é um museu com
imaginar. O onipresente O Peixe, de Jonathas de Andrade, espaço expositivo de 11 mil m , previsto para ser inaugurado
2
que desde que participou da 32ª Bienal de São Paulo, em em 2020, mas basicamente dividido em pequenas salas.
2016, tem sido visto em dezenas de museus e espaços Esse caráter itinerante da Bienal de Istambul, onde a cada
culturais pelo mundo e vista agora em Istambul, é um bom edição novos locais servem de sede, em uma cidade tão
exemplo desse caráter metafórico do colapso da natureza. rica do ponto de vista histórico e arquitetônico, sempre
É só lembrar que o trabalho apresenta pescadores acari- foi um importante elemento em sua configuração. O
ciando os peixes após pescá-los, um paradoxo que permite novo museu, contudo, composto por essas pequenas
distintas leituras sobre a violência humana. salas, tirou parte do impacto da Bienal, que é o confronto FOTOS SAHIR UGUR EREN
Jonathas está em exibição no Museu de Pintura e Escultura entre obras, já que cada artista é visto individualmente.
da Universidade de Belas Artes Mimar Sinan, uma das três Para trabalhos como O peixe, foi a situação ideal, mas a
20
Book_ARTEBrasileiros_49.indb 20 14/11/19 00:55