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BIENAIS ISTAMBUL



























                   GLAUCO RODRIGUES,
                 VISÃO DA TERRA, LENDA
                   DO COATI PURU QUE
                  PORVENTURA É?, 1977.
                   NA PÁGINA AO LADO,
                DESENHOS DO CIENTISTA
                ALEMÃO ERNST HAECKEL
                 (1834–1919) EXPOSTOS
                 NO PERA MUSEUM, NA
                16ª BIENAL DE ISTAMBUL




             para tratar de um problema universal: a imensa quantidade   sedes da 16ª Bienal de Istambul, escolhida, aliás, poucos
             de lixo produzida pelo ser humano, tão grande que se   meses antes da abertura, já que o espaço escolhido origi-
             transforma em uma área cinco vezes superior à Turquia,   nalmente, o Estaleiro de Istambul, precisou ser descartado
             podendo ser considerada um novo continente.       na última hora, após serem descobertos elementos tóxicos
             O pano de fundo desse debate é justamente o conceito de   nele que inviabilizaram seu uso.
             Antropoceno, ou seja, a era que representa a transforma-  É lá que esteve também Circa (2006), da brasileira Anna
             ção da natureza de forma tão drástica pela humanidade   Bella Geiger, uma instalação bastante complexa, que
             que sua ação passa a representar uma ameaça à susten-  parte de um livro que mostra maquetes das pirâmides do
             tabilidade do próprio planeta.                    Egito, que ela reconstrói no espaço com areia e tem no
             Para alívio de quem já vive um pesadelo, especialmente   fundo uma projeção com imagens que abordam a ideia
             no país das queimadas, do óleo e das catástrofes das   de representação.
             mineradoras, não se trata de uma bienal que olhe para o   O novo espaço, que antes da reforma serviu a outras edi-
             tema de forma ilustrativa ou militante, como se poderia   ções da Bienal como Antrepo 5, agora é um museu com
             imaginar. O onipresente O Peixe, de Jonathas de Andrade,   espaço expositivo de 11 mil m , previsto para ser inaugurado
                                                                                     2
             que desde que participou da 32ª Bienal de São Paulo, em   em 2020, mas basicamente dividido em pequenas salas.
             2016, tem sido visto em dezenas de museus e espaços   Esse caráter itinerante da Bienal de Istambul, onde a cada
             culturais pelo mundo e vista agora em Istambul, é um bom   edição novos locais servem de sede, em uma cidade tão
             exemplo desse caráter metafórico do colapso da natureza.   rica do ponto de vista histórico e arquitetônico, sempre
             É só lembrar que o trabalho apresenta pescadores acari-  foi um importante elemento em sua configuração. O
             ciando os peixes após pescá-los, um paradoxo que permite   novo museu, contudo, composto por essas pequenas
             distintas leituras sobre a violência humana.      salas, tirou parte do impacto da Bienal, que é o confronto   FOTOS SAHIR UGUR EREN
             Jonathas está em exibição no Museu de Pintura e Escultura   entre obras, já que cada artista é visto individualmente.
             da Universidade de Belas Artes Mimar Sinan, uma das três   Para trabalhos como O peixe, foi a situação ideal, mas a


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