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BIENAIS CURITIBA






                                                               pontos fortes do discurso é a maneira como ela simula
                                                               a infiltração e a influência do dinheiro no mundo da
                                                               arte. Hito tornou-se conhecida por assumir uma posição
                                                               política, sem medo de desafiar o poder do mercado. A
                                                               artista tem exposto em vários países e representou a
                                                               Alemanha na Bienal de Veneza de 2015.
                                                               A Rússia, Índia, China e África do Sul estão reunidas
                                                               no segmento Brics, com curadoria de Ernestine White-
                                                               -Mifetu, Esenija Bannan, Lu Zhengyuan e Tereza de
                                                               Arruda. Humor e crítica ao sistema movem o coletivo
                                                               russo AES + F que provoca a intersecção de fotografia,
                                                               vídeo e tecnologia digital. Com o trabalho multimídia
                                                               Inverso Mundus, o grupo dramatiza críticas entre essas
                                                               mídias, algumas nonsense, mergulhando na história da
                                                               arte e nas questões sociais limites do mundo atual. AES
                                                               + F ficou conhecido depois de representar o pavilhão
                                                               russo na Bienal de Veneza de 2007, com o provocativo
                                                               Last Riot.
                                                               Bienais são territórios heterogêneos com fragmentação
                                                               nas maneiras de produzir. Nessas grandes mostras não
                                                               há dimensões limites para se apresentar uma obra,
                                                               nem escalas. Cruzeiro do Sul (1969/1970), a minúscula
                                                               escultura de Cildo Meireles, um bloquinho de madeira
                                                               que pode ser apreciado na ponta de um dedo indicador,
                                                               cresce sob um holofote ao tomar o centro da sala. O
                                                               artista demarca um território, em um sentido político,
             VISTA DE PARTE DA BIENAL DE CURITIBA DEDICADA A ARTISTAS BRASILEIROS.   e faz conexão com os pontos da constelação de mesmo
             NO CENTRO, EM EVIDÊNCIA, OBRA DE REGINA VATER, BORDAS, 2019
                                                               nome. Essa obra, desde a sua criação, já provocou inúme-
                                                               ras interpretações e continua em aberto. No segmento
             oportunidade aos negros. “Tendo vivido na Cidade do   Entremundos, entre outros da mostra, apresentam-se
             Cabo por cerca de cinco anos, senti uma profunda sen-  vários brasileiros, entre eles Arthur Omar, com sete
             sação de deslocamento e invisibilidade”. Suas conversas   trabalhos da série A Origem do Rosto e um fragmento
             com o público foram acompanhadas por um músico que   do vídeo Os Cavalos de Goya, feito com imagens de um
             executava canções típicas de sua região.          jogo de hóquei em que a bola é uma carcaça de animal.
             Imagine um olho inquieto que quer denunciar as mazelas   Trabalhando limites, Regina Vater apresenta Bordas
             do mundo por meio de cenas entrecortadas do cibe-  (2019) uma longa e delicada escultura que parece mol-
             respaço. É assim que trabalha a retina de Hito Steyerl,   dar os desenhos territoriais nascidos pelas fronteiras,
             cineasta, crítica cultural e ciberartista alemã, um dos   instrumentos de regulação territorial.
             nomes de destaque desta Bienal. O aspecto marcante de   Na terra nada é permanente. Os contornos territoriais
             Factory of the Sun é o foco nos privilegiados do sistema,   se desmancham, se movem de acordo com conflitos,
             que ela chama de “pessoas do mundo” e nos seres   arranjos políticos, acidentes geográficos. A ideia de
             humanos forçados à diáspora. O vídeo na verdade é   movimentação constante levou a 14ª Bienal de Curitiba
             um game temperado com denúncias e humor em que    a tomar carona em todos os ônibus municipais, onde
             a personagem principal, Yulia, um tipo cyborg, faz a   até dia 1º de março projeta uma série de vídeos durante
             narração em que discute, entre outros temas, o exílio   as viagens, presenteando um público novo, diferente
             forçado de sua família judia para a Rússia. Um dos   dos que normalmente transitam pelas feiras e bienais.


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