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DENTRO DO FURACÃO

             POR PATRICIA ROUSSEAUX, DIRETORA EDITORIAL




















             ESTA É A ÚLTIMA EDIÇÃO DO ANO DE 2019, um       arquivos, suportes e temáticas que os ajudem a falar.
             ano onde todas as áreas produtivas neste país tiveram   As lutas raciais, de gênero e contra a censura estive-
             que trabalhar além de suas forças, em um ambiente   ram presentes, ao longo do ano, nas obras de bienais,
             mesquinho. Foi um ano de dificuldade econômica   como a do Sesc_Videobrasil, nos prêmios, tanto no
             para a maioria da população. Não fosse suficiente,   Marcantonio Vilaça como no Pipa, e na maioria das
             estamos em meio a uma inacreditável demonstração   exposições nacionais.
             de pobreza intelectual.                         Mais de 100 artistas participam de uma exposição na
             Dentro da pobreza de pensamento generalizada, o   Ocupação 9 de Julho em São Paulo, engajando-se
             governo tomou a decisão de transformar a cultura   no apoio à luta pela moradia. Aline Motta, uma das
             num apêndice do Ministério do Turismo. Talvez tenham   ganhadoras do Prêmio Marcantonio Vilaça, faz de sua
             pensado: “Vejam, nos guias turísticos há indicações   obra uma procura permanente, nas suas raízes, da
             de cinemas, teatros e museus, vamos colocar tudo   memória coletiva de milhares de famílias brasileiras
             junto”. Seria cômico se não fosse trágico.      construídas (ou destruídas) no violento processo
             Não obstante, enquanto ouvíamos a burrice de inú-  de formação do país, baseado na escravidão e na
             meras bravatas — algumas que nos fazem retroceder   estrutura patriarcal.
             décadas na história de nossas vidas e do país —, o que   Guerreiro do Divino Amor, ganhador do Prêmio Pipa
             nos salvou mais uma vez foi a arte, com sua força   deste ano, numa linguagem completamente original
             absolutamente inquebrantável. A possibilidade de   e de experimentação, dá nome aos bois e denuncia as
             ainda ter acesso à cultura permitiu que a população   manobras de setores evangélicos fascistas, defensores
             se voltasse em massa a exposições em museus e   de costumes já ultrapassados, e a responsabilidade
             instituições culturais.                         que certos grupos midiáticos estão tendo nisso.
             ARTE!Brasileiros, junto ao Itaú Cultural, conseguiu rea-  Nossa capa, obra do artista paulistano No Martins,
             lizar um profundo debate sobre várias abordagens   que faz parte sem dúvida deste ethos, sintetiza de
             e alternativas possíveis para a sustentabilidade das   alguma maneira o nosso sentimento, expressado
             instituições e a importância da gestão cultural, no   também no texto extraído do livro Crítica da Razão
             seminário Gestão Cultural: desafios contemporâneos.   Negra, da n-1 edições, do camaronês Achille Mbembe:
             A partir daí, decidimos dar início a uma série de entre-  “Humilhado e profundamente desonrado, o negro
             vistas que nos permitam ouvir e acompanhar outras   é, na ordem da modernidade, o único de todos os
             vozes de forma permanente. Cada vez mais se reforça   humanos cuja carne foi transformada em coisa e
             a ideia de uma instituição cultural participativa, capaz   o espírito em mercadoria  a cripta viva do capital.
             de envolver a população em suas causas, e não apenas   Porém — e esta é sua patente dualidade —, numa
             um espaço de contemplação.                      reviravolta espetacular, tornou-se o símbolo de um
             Nessa função mesquinha, o Estado só aprofunda as   desejo consciente de vida, força pujante, flutuante
             cicatrizes de séculos de discriminação e violência e   e plástica, plenamente engajada no ato de criação
             abre caminho para mais violência. Na arte a resposta é   e até mesmo no ato de viver em vários tempos e
             uma denúncia ativa. Os artistas buscam se expressar,   várias histórias simultaneamente”.
             definitivamente, estética e eticamente. Pesquisam   Assim como No Martins, nós dizemos BASTA!!!







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