Page 55 - ARTE!Brasileiros #48
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programa Coleta Regular de Testemunhos do Memorial durante o regime militar, mostrando meandros das
da Resistência. O trabalho, assim como o de Nazareth, relações entre o governo e três instituições paulista-
explicita um desejo da exposição de expandir o conhe- nas: Sesc, MASP e Pinacoteca. Imagens de ditadores
cimento sobre quem foram os personagens atuantes na em aberturas de exposições impressas em tecidos, por
luta contra a ditadura, como explica Pato: “Quisemos exemplo, revelam como essas instituições ajudavam a
descolar um pouco desse imaginário de que a resistência dar certo ar de normalidade para o regime – “era como
à ditadura foi feita basicamente por homens, brancos, um escudo”, diz o artista –, já que mostras continuavam
jovens, de classe média e estudantes da USP que entraram acontecendo e a arte seguia tendo seu espaço institu-
na guerrilha. O trabalho do Contrafilé traz uma visão mais cional, com aval do governo.
ampla, que inclui o movimento operário, movimento de Desenvolvido por Traplev a partir de extensa pesquisa
mulheres e mães da periferia, por exemplo”. em arquivos – entre eles os que resultaram no livro Brasil:
A expansão também da noção geográfica sobre a resistên- Nunca Mais, realizado clandestinamente por setores da
cia à ditadura – para além do Sudeste ou de casos famosos sociedade civil durante os anos finais da ditadura (1979-
como a Guerrilha do Araguaia – se dá no trabalho de Ícaro 1985) e que revelou uma série de crimes cometidos pelo
Lira sobre o Crítica Radical, movimento formado nos anos regime – a instalação Arma da Crítica/ Orientação para a
1970 em Fortaleza. Atuante ainda hoje, o grupo teve uma Prática apresenta dois grandes organogramas, um das
trajetória multifacetada, com papel fundamental na luta organizações de esquerda e outro dos órgãos da repressão,
feminista e passagens pela política institucional, pela situados em lados opostos da sala expositiva. O artista apre-
guerrilha e, posteriormente, assumindo uma luta contra senta ainda um trabalho sobre o educador Anísio Teixeira,
o voto e o capitalismo. morto em 1971 após ser preso por agentes da ditadura.
Em outra história pouco conhecida, Rafael Pagatini segue Em duas grandes instalações feitas em tricô, Texto-Tecido-
sua pesquisa sobre o papel das instituições culturais -Teia, O Grupo Inteiro se utiliza de palavras encontrados nas
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