Page 55 - ARTE!Brasileiros #48
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programa Coleta Regular de Testemunhos do Memorial   durante o regime militar, mostrando meandros das
                     da Resistência. O trabalho, assim como o de Nazareth,   relações entre o governo e três instituições paulista-
                     explicita um desejo da exposição de expandir o conhe-  nas: Sesc, MASP e Pinacoteca. Imagens de ditadores
                     cimento sobre quem foram os personagens atuantes na   em aberturas de exposições impressas em tecidos, por
                     luta contra a ditadura, como explica Pato: “Quisemos   exemplo, revelam como essas instituições ajudavam a
                     descolar um pouco desse imaginário de que a resistência   dar certo ar de normalidade para o regime – “era como
                     à ditadura foi feita basicamente por homens, brancos,   um escudo”, diz o artista –, já que mostras continuavam
                     jovens, de classe média e estudantes da USP que entraram   acontecendo e a arte seguia tendo seu espaço institu-
                     na guerrilha. O trabalho do Contrafilé traz uma visão mais   cional, com aval do governo.
                     ampla, que inclui o movimento operário, movimento de   Desenvolvido por Traplev a partir de extensa pesquisa
                     mulheres e mães da periferia, por exemplo”.       em arquivos – entre eles os que resultaram no livro Brasil:
                     A expansão também da noção geográfica sobre a resistên-  Nunca Mais, realizado clandestinamente por setores da
                     cia à ditadura – para além do Sudeste ou de casos famosos   sociedade civil durante os anos finais da ditadura (1979-
                     como a Guerrilha do Araguaia – se dá no trabalho de Ícaro   1985) e que revelou uma série de crimes cometidos pelo
                     Lira sobre o Crítica Radical, movimento formado nos anos   regime – a instalação Arma da Crítica/ Orientação para a
                     1970 em Fortaleza. Atuante ainda hoje, o grupo teve uma   Prática apresenta dois grandes organogramas, um das
                     trajetória multifacetada, com papel fundamental na luta   organizações de esquerda e outro dos órgãos da repressão,
                     feminista e passagens pela política institucional, pela   situados em lados opostos da sala expositiva. O artista apre-
                     guerrilha e, posteriormente, assumindo uma luta contra   senta ainda um trabalho sobre o educador Anísio Teixeira,
                     o voto e o capitalismo.                           morto em 1971 após ser preso por agentes da ditadura.
                     Em outra história pouco conhecida, Rafael Pagatini segue   Em duas grandes instalações feitas em tricô, Texto-Tecido-
                     sua pesquisa sobre o papel das instituições culturais   -Teia, O Grupo Inteiro se utiliza de palavras encontrados nas


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