Page 77 - ARTE!Brasileiros #45
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impulsionado no estado pelo regime militar.       a percepção, o julgamento que completa a obra
                     Como ligar as pesquisas e pensar a construção     é realizado pelo espectador. Assim, me interesso
                     de narrativas possíveis. Como poderíamos pensar   em criar uma incerteza para conseguir explicitar
                     poeticamente a partir da arte como força de reação   reações e posturas de quem se aproxima do
                     a estruturas autoritárias e a arte como espaço de   trabalho. Dessa forma vejo os documentos como
                     invenção de práticas e utopias? Intento que minha   uma imprecisão do que é o arquivo, o que é um
                     produção apresente, como, o lugar do político nas   arquivo público, partilhado que é tão sedutor
                     práticas da memória pode se construir localmente e   quanto impreciso.
                     se vincular ao contexto atual brasileiro.         Como exemplo disso posso citar o trabalho
                     Para aprofundar a pesquisa me aproximei de um     Bem-vindo, presidente!. Ele surgiu a partir da
                     colega historiador da universidade, Pedro Ernesto   constatação que praticamente todas grandes
                     Fagundes, que me ajudou com suas pesquisas a      empresas de Vitória-ES haviam sido inauguradas
                     pensar a memória local, e iniciei a investigação   no período conhecido historicamente na cidade
                     com os arquivos do DOPS-ES no Arquivo Público     como “Grandes Projetos”, ao longo do período
                     do Espírito Santo. Me interessa pensar o arquivo   militar. Isso me levou ao Arquivo Público do estado
                     como algo vivo, pulsante, que me leva a uma crise de   do Espírito Santo e a pesquisar o jornal A Gazeta
                     representação que parte da arte e se aproxima da   das décadas de 60, 70 e 80. A partir da data da
                     história e da sociologia.                         inauguração desses projetos, como o Porto de
                     Algumas perguntas norteiam minha prática a partir   Tubarão, Aracruz Celulose, Samarco Mineração,
                     do uso de arquivos: Como foi a participação de    CST, entre outros, percebi que todos os presidentes
                     empresários no governo militar? Qual o imaginário   militares visitaram a cidade para a inaugurar
                     existente na sociedade sobre o período? Quanto    esses empreendimentos. Esse evento político de
                     essa história ainda é latente no contexto social,   inauguração tinha uma agressividade e me pareceu
                     cultural e político brasileiro? Como trabalhar a   interessante para entender a relação com a cidade,
                     partir de uma estética do período pode contribuir   assim busquei a partir dessas datas entender
                     para o desenvolvimento de uma pesquisa em arte?   como o jornal noticiava esses eventos. Para minha
                     Como recuperar as falhas, os desejos, as lacunas   surpresa encontrei vários anúncios de empresas
                     da memória sem impor discursos, mas abrindo o     desejando uma boa estada aos presidentes em
                     trabalho para a experiência da arte e sem fechar a   terras capixabas. Cataloguei esses anúncios de
                     pesquisa nos códigos restritos do campo artístico?   várias décadas diferentes, alguns inclusive das
                                                                       mesmas empresas, e busquei um suporte que ao
                     A!B – Como você escolhe os suportes?              mesmo tempo trouxesse a densidade dos textos
                     A partir do desejo de refletir sobre a construção   presente nos anúncios, mas provocasse uma
                     de discursos, duvidar das imagens e aí ir atrás de   relação inversa a partir do suporte do trabalho,
                     suportes e materiais. As relações instáveis entre   tais como leveza, invisibilidade e criasse um gesto
                     fotografia, arte e documento, e como uma imagem   sutil a partir do movimento do vento de saudação.
                     transita entre documento e ficção e como levar elas   A impressão a jato de tinta no papel japonês
                     para o produto final.                             promoveu essas relações pela forma como o
                     Assim, penso a imagem fotográfica como rastro da   trabalho é fixado no espaço expositivo. O desafio
                     realidade e a possibilidade de manipulação. Trabalho   foi entender como os anúncios se movimentavam
                     com a fotografia a partir de imagens que pesquiso   pela ação do vento da galeria e usar diferentes
                     em arquivos e como elas podem ser subvertidas,    densidades de papéis para que desta maneira o
                     construídas, interpretadas. Penso a fotografia como   trabalho ganhasse movimento ao mesmo em que
                     uma materialidade a ser desdobrada, fraturada,    permitisse a leitura dos anúncios e salientasse a
                     modelada, reconstruída. Como trabalho muito com   fragilidade dos discursos.
                     arquivos públicos, sempre imagino como essas      O trabalho Bandeirantes, por exemplo, nasceu dos
                     imagens funcionam como pequenos espaços públicos   deslocamentos que realizo para ir a Campinas pela
                     de discussão e debate.                            Rodovia dos Bandeirantes por conta do doutorado.
                     A partir do uso de documentos, que objetiva aguçar   A forma como as pessoas com que eu pegava


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