Page 77 - ARTE!Brasileiros #45
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impulsionado no estado pelo regime militar. a percepção, o julgamento que completa a obra
Como ligar as pesquisas e pensar a construção é realizado pelo espectador. Assim, me interesso
de narrativas possíveis. Como poderíamos pensar em criar uma incerteza para conseguir explicitar
poeticamente a partir da arte como força de reação reações e posturas de quem se aproxima do
a estruturas autoritárias e a arte como espaço de trabalho. Dessa forma vejo os documentos como
invenção de práticas e utopias? Intento que minha uma imprecisão do que é o arquivo, o que é um
produção apresente, como, o lugar do político nas arquivo público, partilhado que é tão sedutor
práticas da memória pode se construir localmente e quanto impreciso.
se vincular ao contexto atual brasileiro. Como exemplo disso posso citar o trabalho
Para aprofundar a pesquisa me aproximei de um Bem-vindo, presidente!. Ele surgiu a partir da
colega historiador da universidade, Pedro Ernesto constatação que praticamente todas grandes
Fagundes, que me ajudou com suas pesquisas a empresas de Vitória-ES haviam sido inauguradas
pensar a memória local, e iniciei a investigação no período conhecido historicamente na cidade
com os arquivos do DOPS-ES no Arquivo Público como “Grandes Projetos”, ao longo do período
do Espírito Santo. Me interessa pensar o arquivo militar. Isso me levou ao Arquivo Público do estado
como algo vivo, pulsante, que me leva a uma crise de do Espírito Santo e a pesquisar o jornal A Gazeta
representação que parte da arte e se aproxima da das décadas de 60, 70 e 80. A partir da data da
história e da sociologia. inauguração desses projetos, como o Porto de
Algumas perguntas norteiam minha prática a partir Tubarão, Aracruz Celulose, Samarco Mineração,
do uso de arquivos: Como foi a participação de CST, entre outros, percebi que todos os presidentes
empresários no governo militar? Qual o imaginário militares visitaram a cidade para a inaugurar
existente na sociedade sobre o período? Quanto esses empreendimentos. Esse evento político de
essa história ainda é latente no contexto social, inauguração tinha uma agressividade e me pareceu
cultural e político brasileiro? Como trabalhar a interessante para entender a relação com a cidade,
partir de uma estética do período pode contribuir assim busquei a partir dessas datas entender
para o desenvolvimento de uma pesquisa em arte? como o jornal noticiava esses eventos. Para minha
Como recuperar as falhas, os desejos, as lacunas surpresa encontrei vários anúncios de empresas
da memória sem impor discursos, mas abrindo o desejando uma boa estada aos presidentes em
trabalho para a experiência da arte e sem fechar a terras capixabas. Cataloguei esses anúncios de
pesquisa nos códigos restritos do campo artístico? várias décadas diferentes, alguns inclusive das
mesmas empresas, e busquei um suporte que ao
A!B – Como você escolhe os suportes? mesmo tempo trouxesse a densidade dos textos
A partir do desejo de refletir sobre a construção presente nos anúncios, mas provocasse uma
de discursos, duvidar das imagens e aí ir atrás de relação inversa a partir do suporte do trabalho,
suportes e materiais. As relações instáveis entre tais como leveza, invisibilidade e criasse um gesto
fotografia, arte e documento, e como uma imagem sutil a partir do movimento do vento de saudação.
transita entre documento e ficção e como levar elas A impressão a jato de tinta no papel japonês
para o produto final. promoveu essas relações pela forma como o
Assim, penso a imagem fotográfica como rastro da trabalho é fixado no espaço expositivo. O desafio
realidade e a possibilidade de manipulação. Trabalho foi entender como os anúncios se movimentavam
com a fotografia a partir de imagens que pesquiso pela ação do vento da galeria e usar diferentes
em arquivos e como elas podem ser subvertidas, densidades de papéis para que desta maneira o
construídas, interpretadas. Penso a fotografia como trabalho ganhasse movimento ao mesmo em que
uma materialidade a ser desdobrada, fraturada, permitisse a leitura dos anúncios e salientasse a
modelada, reconstruída. Como trabalho muito com fragilidade dos discursos.
arquivos públicos, sempre imagino como essas O trabalho Bandeirantes, por exemplo, nasceu dos
imagens funcionam como pequenos espaços públicos deslocamentos que realizo para ir a Campinas pela
de discussão e debate. Rodovia dos Bandeirantes por conta do doutorado.
A partir do uso de documentos, que objetiva aguçar A forma como as pessoas com que eu pegava
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