Page 68 - ARTE!Brasileiros #45
P. 68

EXPOSIÇÃO SÃO PAULO









































             AI WEIWEI TRABALHOU DURANTE UM ANO PESQUISANDO DIFERENTES LUGARES NO BRASIL. AO LADO, A OBRA RAÍZ.



             corpo nu do artista para criar uma escultura em   numa referência à alegoria de que Mao seria o
             gesso – apresentada ao lado do corpo escultural de   sol e os girassóis seus seguidores, e ao mesmo
             uma baiana, num questionável tributo à erotização   tempo uma crítica ao ocidente, em sua visão do
             tropical – e o esforço descomunal de modelar – para   “made in China” como algo pobre e massificado.
             posteriormente reconstituir na China – um gigan-  Uma versão deste trabalho, criado para a Tate
             tesco pequi-vinagreiro, espécie em extinção, com   Gallery, de Londres, ocupa o terceiro andar da
             mais de 30 metros de altura, encontrado em plena   Oca. Infelizmente a instalação é mantida a certa
             selva amazônica. A conclusão é evidente: “Essa   distância do público, que não tem contato direto
             árvore sou eu”, evidencia ele ao final.     ou proximidade com as sementes.
             Confesso admirador de Marcel Duchamp e Andy   Outro importante trabalho de sua trajetória pre-
             Warhol, cujas obras estudou em profundidade   sente na mostra é “Reto”, uma instalação feita com
             em seus anos de formação em Nova York (entre   164 toneladas de vergalhões de aço retirados dos
             1981 e 1993), Weiwei parece virar esses autores de   escombros de mais de sete mil escolas da região de
             cabeça para baixo quando associa a alta tecno-  Sichuan, construídas precariamente por desvios e
             logia, a fotografia e o vídeo, para dar um caráter   superfaturamentos e que vieram abaixo com o terre-
             simbólico a uma única árvore. Ou quando convoca   moto de 2008, acarretando a morte de milhares de
             1,6 mil artesãos de uma região chinesa famosa   estudantes da região. Inconformado com o esforço
             por seu trabalho em cerâmica para realizar de   do governo de acobertar o incidente, o artista lan-
             forma massiva milhões de sementes de girassol.   çou uma campanha para levantar a identidade dos
             Tais pecinhas, reproduzidas de forma grandiosa e   meninos mortos e realizou uma série de ações para
             ao mesmo tempo individualizada (são pintadas à   jogar luz sobre a conduta criminosa das autoridades.   FOTOS AI WEIWEI STUDIO
             mão, uma a uma), condensam uma pluralidade de   Talvez o aspecto mais interessante da produção de
             leituras: são claras representações do povo chinês,   Weiwei seja sua capacidade de imantar as coisas de


            68




         Book_ARTE45.indb   68                                                                                   26/11/18   14:10
   63   64   65   66   67   68   69   70   71   72   73