Page 62 - ARTE!Brasileiros #45
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CAPA RUBEM VALENTIM
RELEVO EMBLEMA N. 4, 1977. ACRÍLICA SOBRE MADEIRA, 100 X 150 X 5 CM. ACERVO MUSEU DE ARTE MODERNA DA BAHIA
parte integrante da conformação de seus trabalhos e de queremos apresentar o artista total que ele era, que
sua vida como artista”, afirma Fernando Oliva, curador da transitava e fazia a síntese entre formas associadas
mostra “Rubem Valentim: Construções Afro-Atlânticas”, ao abstracionismo geométrico de linhagem europeia,
uma grande individual do artista em cartaz no Masp até canônico, e as formas que ele encontrou originalmente
março de 2019. nas religiões de matriz africana”, explica.
Marcus Lontra, curador de “Rubem Valentim: Construção A proposta de apresentar uma leitura mais complexa da
e Fé”, outra exposição do artista baiano em cartaz em obra de Valentim, destacando seu caráter híbrido e sua
São Paulo, na Caixa Cultural, segue na mesma linha. força política, é o que move as duas mostras em cartaz
“Assim ele se tornava mais palatável. Quiseram adocicar em São Paulo. No Masp, 80 pinturas e 12 esculturas
o Rubem Valentim dizendo que ele era um modernista perpassam principalmente os períodos em que o artista
com temperinho brasileiro. Como se falassem: ‘Vamos residiu no Rio de Janeiro (1957-1963), em Londres e
jogar um dendê aqui nesse escargot’. Mas acontece que Roma (1963-1966) e em Brasília (1967-1981). A exposição
o dendê não era o final, era a base”, diz Lontra. “Quer privilegia também os três elementos do candomblé com
dizer, o Valentim parte dessa visualidade africana e, os quais ele mais se relacionou: a flecha de Oxóssi, o
com um olhar erudito, sintetiza isso através da cor e machado de Xangô e as hastes de Ossain (ou Ossanha).
da forma.” “Essas formas do candomblé são um ponto de partida,
De outro lado, quando não foi classificado como constru- mas o que ele faz é depurar, sintetizar, recriar e trans-
tivo ou concretista, Valentim foi visto como um artista figurar essas formas em outros elementos. E aí está a
“místico, sobrenatural e mágico”, sendo enquadrado potência do seu trabalho. Como todo grande artista, ele
em um universo folclórico também simplificador de cria um universo próprio, algo único e original”, diz Oliva.
sua obra. “É equivocado e muito limitador da potência A exposição no Masp é parte do ciclo “Histórias Afro-
deste artista reduzi-lo a apenas construtivo ou apenas -atlânticas”, eixo curatorial do museu em 2018, constitu- FOTO ANDREW KEMP
tributário da cultura do candomblé”, diz Oliva. “Nós ído por mostras individuais de artistas cujas obras são
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