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EXPOSIÇÃO SÃO PAULO
À ESQUERDA, PAULO BRUSCKY, TÍTULO
DE ELEITOR CANCELADO, 1976. ABAIXO,
CARLOS ZILIO, LUTE (MARMITA), 1967.
representadas por duas figuras centrais nesse
processo de reflexão e sistematização da arte bra-
sileira: o projeto elaborado por Mario Pedrosa para
a reconstrução do MAM-RJ após sua destruição
em um incêndio em 1978 e o Encontro de Críticos
de Arte da América Latina, organizado por Aracy
Amaral na Bienal, em 1981. E, para mostrar que
trata-se de um problema mais amplo, com reflexos
evidentes nos dias atuais, incorpora um pequeno
porém potente núcleo de arte contemporânea,
no qual artistas como Paulo Nazareth, Matheus
Rocha Pitta e Bruno Dunley, entre outros, lidam
com essa cicatriz ainda aberta.
Nem a ideia da produção deste período como
algo monolítico nem a possível crítica de que
o engajamento político é feito em detrimento
de uma qualidade formal das obras sustenta-se
diante de uma pesquisa detalhada como esta. A
diversidade e a fertilidade se impõem e compõem às ameaças crescentes a liberdade artística, como
uma trama bastante diversificada e rica. É como os movimentos capitaneados por uma certa “nos-
“um quebra-cabeças histórico”, diz Miyada que talgia do autoritarismo” exigindo o fechamento
no ano passado já havia organizado “Osso”, uma e à censura de exposições e peças de teatro, por
exposição-apelo pelo direito de defesa de Rafael exemplo. No lugar dessas parcerias institucionais,
Braga. Inicialmente, sua ideia era tentar realizar se fortaleceram os laços com a comunidade de
uma ação em rede, envolvendo outras instituições, pesquisadores – fundamentais no levantamento
como forma de resposta ao discurso conservador e de dados – e artistas.
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