Page 60 - ARTE!Brasileiros #45
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EXPOSIÇÃO SÃO PAULO












































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                                                                               PINO, BRASIL MEIA MEIA, REVISTA
                                                                               PONTO 1, 1967.  NO MEIO, NELSON
                                                                               LEIRNER, DA SÉRIE ‘LINHA DURA
                                                                               NÃO ... DURA’, 1978. À DIREITA,
                                                                               CLAUDIO TOZZI, A PRISÃO, 1968.






             relação de força entre campo criativo e forças   como forma de resistência. “Com o decreto a opi-
             autoritárias da época”, sintetiza Paulo Miyada,   nião foi criminalizada”, afirma Miyada, para quem
             idealizador e curador da mostra. Abrangendo   essa geração ativa em meados dos anos 1960
             um período amplo, que vai desde 1964, ano em   representa o ponto de ápice e quebra de um projeto
             que se deu o golpe, até 1980, quando se inicia   estético altamente engajado. Dentre as obras deste
             o processo de abertura, a mostra se divide em   período estão a obra “Che Guevara Vivo ou Morto”,
             diferentes núcleos temporais.               de Claudio Tozzi, que foi destruída por militantes
             Os quatro anos que antecedem o endurecimento   de extrema direita no Salão de Brasília de 1967 (e
             provocado pelo AI-5 são vistos por Miyada sob a   posteriormente reconstruída pelo artista).
             égide do conceito de “opinião”, que permeia uma   A partir do fortalecimento da censura, em 1968,
             série de iniciativas (exposições, show, teatro...) e   algumas estratégias de escamoteamento foram
             sintetiza o caminho viável. Num período em que   sendo adotadas. Artistas como Cildo Meireles,
             a ação político-partidária não era mais possível,   Artur Barrio e Antonio Manuel passaram a incor-
             restava a expressão das ideias e a noção de con-  porar estratégias de guerrilha, como a infiltração
             tracultura, de fortalecimento diante dos interditos,   em outros sistemas, a clandestinidade, e uso da


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