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ideia de morte como símbolo do momento político. Pino, Claudio Tozzi e Antonio Dias são alguns dos
Um dos destaques do núcleo são os desenhos nomes contemplados. Falecido recentemente, Dias
feitos na prisão por Zarlos Zílio, que o artista está presente com duas obras bastantes emble-
concordou em mostrar apenas em 1996 e rara- máticas do período final da Nova Figuração: um
mente foram exibidos. caderno inédito que inicia ao chegar em Paris em
Outras formas de dar continuidade à produção 1968, no qual escreve, em referência à antológica
artística em ambiente tão hostil foram a adoção de série de pinturas negras: “Arte negativa, para
uma certa marginalidade experimental, desafiando um país negativo: pinturas inteiramente negras
os códigos moralistas em vigor; o uso de um auto com apenas uma palavra em branco”, num claro
nível de codificação como forma de autoproteção processo de enlutamento, e a obra “Cabeças”,
ou a utilização de circuitos alternativos como formada por urnas vedadas e pintadas de preto,
cineclubes e a arte postal. Artistas como Paulo dispostas como se fossem cabeças decepadas.
Bruscky, Anna Bella Geiger, Anna Maria Maiolino Encerrando a exposição, Miyada relembra dois
(que comparece com um projeto, nunca realizado, movimentos importantes de reafirmação da
de obra sobre os desaparecidos), Wlademir Dias arte e da cultura brasileiras e latino-americanas,
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