Page 52 - ARTE!Brasileiros #40
P. 52
EXPOSIÇÃO SÃO PAULO
ROSANA PAULINO, ASSENTAMENTO, 2013. INSTALAÇÃO: VÍDEO, MADEIRA, PAPER CLAY, IMPRESSÃO DIGITAL SOBRE TECIDO, LINÓLEO E COSTURA. COLEÇÃO DA ARTISTA
e reconstrução da cidade promovido por uma eterna O acirramento das tensões sociais e a intolerância cres-
busca de “modernidade”. cente também estão presentes na impactante instalação
Um dos núcleos que se destaca nesse tipo de questiona- Odiolândia, de Giselle Beiguelman. De uma simplicidade
mento é aquele dedicado ao embate natureza x cultura contundente, a artista alinha uma sequência de decla-
urbana, personificado na obra Sofá mata a dentro, de rações fóbicas, coletadas nas redes sociais, nas quais
Rodrigo Bueno, um decadente móvel burguês que vai fica evidente a absoluta intolerância em relação aos
pouco a pouco sendo tomado pela natureza. dependentes. O processo de coleta e articulação de
A intervenção de Jaime Lauriano, um dos poucos vestígios também está na base do trabalho de Igor Vidor,
trabalhos comissionados pela exposição e que ainda que denuncia a permanência de hábitos de tortura pelas
está em processo, coloca o dedo em uma ferida bas- forças da ordem, criando um grande painel com resíduos
tante sublimada, mas não por isso menos dolorida: o de vestimentas abandonadas por menores de rua perse-
processo de apagamento da memória da escravidão guidos pela polícia em bairros centrais da cidade.
numa localidade extremamente marcada por processos
de exclusão, higienização e destruição de sua própria São Paulo não é uma cidade - invenções do centro
memória. Vias, de João Paulo Racy, mostra na prá- Até 28/01/2018
tica como se dá essa violência ao exibir em looping a Sesc 24 de Maio FOTOS MARCOS “COIL” LOPES
tentativa fracassada de implosão de uma construção Rua 24 de Maio, 109 - Centro, São Paulo.
sescsp.org.br
na Favela do Moinho.
52
Book_ARTE 40_Bilingue.indb 52 9/21/2017 3:56:12 PM