Page 57 - ARTE!Brasileiros #40
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1) MAURO RESTIFFE, ÁLBUM (CASA BRANCA # 1, 2001), FOTOGRAFIA EM EMULSÃO DE PRATA, 35 X 52,5
CM; 2) DARIO VILLARES BARBOSA, PAISAGEM SANTOS, DÉCADA DE 1940, ÓLEO SOBRE TELA, 27 X 35 CM;
3) MAURO RESTIFFE, ÁLBUM (CASA BRANCA # 2), 2001, FOTOGRAFIA EM EMULSÃO DE PRATA, 40 X 60
CM; 4) MAURO RESTIFFE, ÁLBUM (LIANNA FOTOGRAFANDO, 2001), FOTOGRAFIA EM EMULSÃO DE PRATA,
50 X 75 CM; 5) MAURO RESTIFFE, AUTO-RETRATO COM RITA NO ESPELHO, 1996, FOTOGRAFIA EM EMULSÃO
DE PRATA, 50 X 50 CM; 6) JOSÉ FERRAZ DE ALMEIDA JÚNIOR, O IMPORTUNO, 1898, ÓLEO SOBRE TELA,
145 X 97 CM; 7) MAURO RESTIFFE, STUDIO VISIT, 2004, FOTOGRAFIA EM EMULSÃO DE PRATA, 40 X 60 CM
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pessoal que ele ainda não havia exibido anteriormente. mesmo jogo de duplicidade que encontramos em vários
Intitulado Álbum (nome que é atribuído também à mos- dos trabalhos da mostra e um desafio perceptivo em
tra como um todo), o primeiro destes conjuntos traça que real e representado se confundem.
uma espécie de linha do tempo afetiva, com imagens de O mundo da arte está fortemente presente na exposição
pessoas muito próximas (pais, irmãos, filhos, mulher...) não apenas pelo recurso às pinturas. Restiffe fotografa
em diferentes momentos do dia a dia, alinhadas ao longo o espaço da arte, o trabalho de outros artistas, reen-
de cerca de 20 metros. Como um recorte cinematográ- quadra à sua maneira grandes obras de autores como
fico, constrói-se uma representação física da passagem Vermeer ou Rembrandt, presente em Álbum com uma
do tempo. São flagrantes íntimos, de grande delicadeza, cena de Ronda Noturna. Chega a ser comum o registro
nas quais perpassa uma atmosfera terna. O trabalho de visitantes em museus, mas a forma como ele captou
foi doado pelo fotógrafo à Pinacoteca. a reação do público em círculo diante da obra – ajudado
A última sala, intitulada Enquadramentos e construções pelo caráter unificador do preto e branco – criou uma
pende para o que Moura chamou de “impulso que tende curiosa fusão, uma fricção temporal, entre a pintura do
à abstração” e traz exercícios instigantes do olhar, século XVII e seus visitantes.
quadros de quadros, recortes inusitados da paisagem
construída, que tanto notabilizou o fotógrafo ao longo Álbum
de sua carreira. Uma dessas imagens, que recebe o Até 6/11
visitante no espaço, é curiosamente uma fotografia Estação Pinacoteca
da própria Estação Pinacoteca quando estava sendo Largo General Osório, 66
pinacoteca.org.br
reformada. Assim, estabelece-se entre foto e espaço o
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Book_ARTE 40_Bilingue.indb 57 9/21/2017 3:56:21 PM