Page 51 - ARTE!Brasileiros #40
P. 51
2 3
5 4
1) MAPA DA CIDADE DE SÃO PAULO (1877), JULES MARTAN E FERNANDO DE ALBUQUERQUE; 2) FOTO DE CLÁUDIA ANDUJAR DA SÉRIE RUA DIREITA,
SÃO PAULO (1970); 3) PARTIDA DO JAPÃO AO BRASIL (1935), SEIRO TAKAYAMA; 4)MOBÍLIA TOMADA (2016), RODRIGO BUENO; 5) FOTO DE CLÁUDIA
ANDUJAR DA SÉRIE RUA DIREITA, SÃO PAULO (1970)
mais de 400 itens, cuja apreciação exige tempo e que vão além da mera descrição ou documentação dos
escolhas muito claras por parte do espectador, já que fatos, aquelas obras que não apenas complementam
a montagem um tanto caleidoscópica não estabelece essa narrativa plural – geográfica, econômica e artís-
roteiros claros, oferecendo uma gama muito ampla de tica – dos fatos mais comumente ligados à história de
caminhos e possibilidades de fruição. A grandiosidade São Paulo, mas que refletem ou se posicionam em
do espaço – com cerca de 1,3 mil metros quadrados relação a ela. São intervenções, em sua maioria mais
–, uma grande quantidade de colunas estruturais e o recentes ou comissionadas (o que gera a impressão
pé direito elevado contribuem para esse aspecto um de que esse novo espaço é vocacionado para abri-
tanto labiríntico da exposição. gar a produção contemporânea mais recente), que
Talvez exatamente por esse excesso de informações é questionam aspectos menos visíveis da trajetória da
que parecem sobressair-se no trajeto aqueles trabalhos metrópole, como o permanente processo de destruição
51
Book_ARTE 40_Bilingue.indb 51 9/21/2017 3:56:02 PM