Page 29 - ARTE!Brasileiros #40
P. 29
PASSAGEM (2010), INSTALAÇÃO DE RAUL MOURÃO
do desmonte das malhas ferroviárias do Brasil. anúncio em jornais nova-iorquinos entre 1970 e 1980.
A intervenção Vazio Pleno, de Maria Thereza Alves, A violência já deu vida a milhares de trabalhos de todos
tem encontro marcado com Sorocaba para desvendar as matizes e parece que o público é atraído por cate-
a presença indígena na cidade, uma contribuição no gorias bem definidas, de significado provocante, como
campo antropológico, reproduzindo quinze réplicas de o trabalho da artista e médica legista mexicana Teresa
uma urna indígena encontrada num museu da cidade. Margolles que dá sua contribuição com uma coleção de
Ao enterrar as cópias em vários pontos de Sorocaba, joias em ouro 18K confeccionadas com estilhaços de
ela desloca a discussão sobre a condição dos povos bala ou vidro retirados de corpos de vítimas da guerra
indígenas de um campo protegido para as ruas, per- do narcotráfico em seu país.
mitindo uma reflexão mais ampla. Sob o olhar de um estrangeiro, o alemão Michael Wesely,
Frestas tem obras singulares e o esforço para consti- as imagens captadas nas manifestações de rua, favo-
tuir a mostra num campo aberto, sem censura, é o seu ráveis e contra o impeachment de Dilma Rousseff,
grande feito. Dias & Riedweg foram às profundezas para exibidas na parede, transformam-se em plataforma
trazer à tona uma obra inédita, Esperando um Cliente, de polêmica diante das quais alguns visitantes cerram
paradigma do universo underground. Uma videoins- os dentes, enquanto outros apenas sorriem. O artista
talação sobre o acervo do fotógrafo norte-americano parece perguntar qual é o fundo real das divergências
Charles Hovland exibe as fantasias sexuais de mais de entre a esquerda e a direita brasileira. Ou qual a sua
três mil pessoas que responderam a ele por meio de importância não verbal, mas real?
29
Book_ARTE 40_Bilingue.indb 29 9/21/2017 3:55:11 PM