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INTERNACIONAL PROJETO


































            AFTER ALIVE AHEAD, PIERRE HUYGHE. INSTALAÇÃO DE RARA DIMENSÃO NAS EXPOSIÇÕES ATUAIS


             idealizadas para outros contextos, caso de  HellYeahWe-  pequenos jardins de moradores da cidade, típicos espa-
             FuckDie, de Hito Steyerl, produzida para a 32ª Bienal de   ços de centros urbanos alemães e holandeses, em geral
             São Paulo e montada em Münster no lobby de uma grande   às margens de estradas. Para os padrões brasileiros,
             empresa do ramo financeiro, com uma vasta coleção de   esses pequenos espaços de uns 50 m  estão longe de
                                                                                                2
             obras de arte, acessíveis agora graças à mostra.  jardins, mas o que os moradores conseguem produzir
             Dentre os 35 trabalhos selecionados, contudo, o mais   em variedade de flores nessas áreas é impressionante e
             falado é a obra do francês Pierre Huyghe, uma complexa   levar visitantes da mostra até essa área já é um mérito.
             instalação que reúne de uma incubadora com células   Em um desses complexos, há dez anos, Deller iniciou o
             cancerígenas a um aquário com seres estranhos, tudo   projeto Fale com a Terra e ela irá contar a você, forne-
             em um desativado ringue de patinação, que parece   cendo álbuns em branco para os “jardineiros” preen-
             mais um ambiente pós-apocalíptico. Assim como na (d)  cherem ao longo do tempo com imagens documentando
             OCUMENTA 13, Huyghe dominou o debate da mostra    todo o processo de transformação dessas pequenas
             com seu galgo de pata cor de rosa, After Alive Ahead,   áreas, agora acessíveis em um dos terrenos, cada um,
             o nome de sua instalação, é a imagem símbolo desta   há cerca de 50, tem uma pequena casa onde são guar-
             edição de Münster.                                dados objetos de jardinagem.
             Avesso a entrevistas, nem no catálogo da mostra o   E esculturas, afinal Münster ainda produz esculturas no
             artista dá pistas sobre sua obra, incluindo apenas esque-  sentido tradicional? Sim, e muitas. Entre elas, a espanhola
             mas de como os elementos interagem na instalação: de   Lara Favaretto segue sua série Monumento Momentâ-
             partes do teto que se abrem com a luz do sol que irradia   neo, composto por uma obra tridimensional vazia, na qual
             e torna transparente o aquário, sendo possível observar   podem ser enfiadas moedas. No fim da mostra, a obra será
             os corais e seres ali existentes, à células cancerígenas   destruída e o resultado doado a uma ONG local que ajuda
             que se multiplicam e possibilitam visualizar, em aplicativo   deportados. Com isso, a artista inverte a ordem comum
             virtual, outras aberturas no teto. Descrever aqui não é   de monumentos públicos, que primeiro busca forma de
             tarefa fácil, mas novamente Huyghe cria um ambiente   financiamento e depois é construído.
             inusitado, surpreendente e inesquecível, o que não tem   Entre suas referências estão pinturas do modernista
             sido costumeiro em grandes mostras.               Cézzane ao pop George Segal. Enfim, mesmo as obras
             Münster, no entanto, reúne diversos projetos assim   tridimensionais escapam da tradição e buscam diálogo
             complexos, caso da obra do inglês Jeremy Deller nos   com o contemporâneo.


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