Page 28 - ARTE!Brasileiros #40
P. 28

TRIENAL DE ARTE SOROCABA















































            AS MULHERES PRECISAM ESTAR NUAS PARA ENTRAR NO MET MUSEUM? (1989-2017), GUERRILLA GIRLS






             a performance Femme Maison, um alerta sobre o papel   Raul Mourão, por exemplo, faz um exercício de exte-
             desigual da mulher na sociedade. Espalhado pelo espaço,   riorizar e interiorizar a presença humana na potente
             um grupo performático faz chuva de papel com fotos de   instalação realizada com grades e balanços. Sob o título
             políticos e a tarja “golpistas”. Apesar do pequeno porte,   Passagem, a instalação se abre para a participação do
             Frestas mostra personalidade com pontos cortantes que ras-  público, como se reforçasse a ideia de que não se pode
             gam a superfície tranquila e o cinza do cotidiano da cidade.  simular a liberdade, como fala Ritkrit Tirabanija. Há
             A concepção de uma arte participativa, colaborativa   nessa obra inesgotáveis sugestões de uso do corpo e
             e desmaterializante se espalha por vários locais nos   seus efeitos comportamentais.
             quais algumas obras são efêmeras. O grafiteiro Nunca,   A confluência de esforços dos artistas vindos de regiões
             ao “tatuar” índios brasileiros na lateral de um prédio   diferentes, cujos trabalhos são realizados praticamente
             no centro da cidade, transforma sua obra em um alerta   ao mesmo tempo, reforça a ideia de que exposições
             contra a extinção de um povo em extinção de um povo   dessa natureza são mesmo laboratórios experimentais.
             que está desaparecendo.                           Daniel Senise, expoente da Geração 80, resgata parte
             Em termos de comunicação, Frestas forma uma cultura   do período de fausto da cidade, com fotos do antigo
             visual em mosaico, substituindo a cultura linear, abrindo-  refeitório da Estrada de Ferro Sorocabana, antes um
             -se ao desconhecido para encontrar o novo, mas equili-  orgulho do País. Sobre belas imagens incorpora e fixa   FOTOS ADRIANO SOBRAL
             brando artistas emergentes com as complexas junções   objetos e resíduos retirados do próprio local, numa
             conceituais dos nomes já consagrados.             dissolução visual do sujeito e revoltante lembrança


            28



         Book_ARTE 40_Bilingue.indb   28                                                                      9/21/2017   3:55:06 PM
   23   24   25   26   27   28   29   30   31   32   33