Page 21 - ARTE!Brasileiros #40
P. 21

projetos com comunidades locais e indivíduos antes da   Isso não é verdade mesmo. Obviamente, verdade é um
                     chamada “abertura oficial”.                       conceito relativo, mas esse tipo de acusação precisa
                     Claro que, durante os primeiros dias da exposição, nós   de checagem factual. Que verba grega? A documenta
                     recebemos uma grande quantidade de visitantes estran-  14 recebeu na maioria das vezes, senão apenas, ajuda
                     geiros de todo mundo, assim como uma visitação massiva   amigável de instituições gregas e indivíduos. Por exemplo,
                     de gregos, levando-se em conta os padrões locais, e isso   tanto a municipalidade de Atenas quanto o Ministério da
                     continuou por todos os cem dias.                  Cultura ofereceram muita assistência com infraestrutura,
                     Então, partindo do princípio que acredito que a docu-  permitindo o uso de prédios e sítios arqueológicos, sem
                     menta 14 não dure o tempo padrão de cem dias, creio   cobrar por isso, ou ajudando com interações legais com
                     que esse esforço e essa busca por novos paradigmas   o serviço público.
                     ainda continue após seu encerramento, não apenas em   Também a Aegean Air ofereceu um patrocínio bastante
                     Kassel, mas também em Atenas. Isso não apenas com os   generoso com bilhetes aéreos gratuitos assim como
                     trabalhos permanentes que vão ficar nas cidades, mas   colecionadores privados emprestaram obras, enquanto
                     também pela reabertura de pequenos museus, como o   alguns chegaram a contribuir com pequenos valores.
                     de Yannis Tsarouchis e na continuidade por seu apoio   Então, que dinheiro grego e que recursos foram secados?
                     financeiro, através de uma série de novas e fortes redes   Devo dizer que, ao contrário, a operação de troca com
                     internacionais entre organizações e indivíduos que, ao   o Museu Nacional de Arte Contemporânea (EMST), que
                     que parece, vão criar uma série de novos projetos de   foi um grande gesto com o qual fiquei muito feliz, e que
                     longa duração.                                    teve um grande custo para a documenta. Todo o dinheiro
                     Qual o legado disso tudo na Grécia?               gasto em instituições gregas é válido, obviamente, mas
                     Não estou certa se sou a pessoa correta para julgar o   realmente não vejo como alguém pode afirmar que há
                     legado da documenta 14 com a qual estou tão envolvida e   desvio de dinheiro para instituições gregas e ameaça às
                     ainda é cedo para falar de legado e se haverá um legado de   instituições nesse sentido. Isso é puro boato.
                     fato. O que eu realmente sinto é que a documenta 14 tem   A documenta 14 tem um claro posicionamento político ao respeitar o
                     sido uma incrível força reenergizante para um tipo de cena   contexto e apontar para a mudança de sensibilidade, você concorda?
                     cultura visual, em seu sentido amplo, em Atenas. Artistas,   Esta é uma ampla questão que nós devemos nos pergun-
                     intelectuais e profissionais de todo tipo no trabalho com   tar, e ela não deve se limitar apenas à documenta 14, mas
                     arte têm trabalhado com muito esforço para sustentar   todo tipo de projeto público e exposição desse formato.
                     a produção através desses anos difíceis em Atenas. Mas   Dito isto, devo admitir como cidadã grega, além de ser
                     como essa crise econômica e social já dura mais de oito   também membro do time curatorial da documenta 14
                     anos e se transformou praticamente na norma, as pessoas   em Atenas, que a “perna de Atenas” como nós a cha-
                     ficaram muito cansadas de lutar e colaborações que foram   mamos, foi muito respeitosa com o contexto local. Isso
                     muito poderosas no começo desse período turbulento   quer dizer, com as instituições locais, os espaços e suas
                     começaram a ruir. Acredito que a “vinda” da documenta   histórias, a política local, as autoridades locais e as não-
                     14 à Atenas, com todas suas implicações positivas e nega-  -autoridades, no limite de sua capacidade, claro, como
                     tivas, reuniu pessoas, revitalizou projetos e deu suporte   uma grande instituição internacional. Ao mesmo tempo,
                     de forma concreta para muitas instituições também. Da   a documenta 14 esteve aberta para um amplo espectro
                     mesma forma, a perspectiva de se ter a documenta 14 em   de diferentes estéticas, conceitos e modos de expressão,
                     Atenas deu chance para aflorarem novamente o desejo e   alguns até que conflitavam entre si. Esta abertura é fre-
                     a vontade para continuar lutando e criar novas conexões,   quentemente discutida como parte de grandes mostras
                     que serão muito úteis para a cena cultural ao menos. Não   como a documenta, mas dificilmente alcançada nesse
                     será por acaso que, ao menos por enquanto, a maior parte   nível. Eu aprendi muito neste processo, e acredito que tal
                     do time continuará vivendo em Atenas, mesmo após a   gesto vai transformar sensibilidades em direção a vários
                     missão cumprida.                                  formatos artísticos e a forma específica de sua inclusão
                     Alguns críticos dizem que a verba aplicada pela Grécia na documenta  no projeto para além de todo sentido de exoticidade,
                     14 secou os recursos de outras instituições culturais, é verdade?  hierarquia e moralização.


                                                                                                                      21



         Book_ARTE 40_Bilingue.indb   21                                                                      9/21/2017   3:54:47 PM
   16   17   18   19   20   21   22   23   24   25   26