Page 16 - ARTE!Brasileiros #40
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INTERNACIONAL dOCUMENTA 14 KASSEL
da exposição. Com isso, aponta-se a variedade de pos- ÉTICA DO ESPAÇO
sibilidades da prática artística, evitando-se o objeto O programa expositivo na cidade alemã segue o que se
como expressão central. viu em Atenas: os locais de exibição
Essa atitude antimonumental na documenta 14 tem determinam os conteúdos das mostras, em diálogos
poucas exceções, entre elas o Parthenon de Livros, da às vezes inesperados, como o que ocorre no Museum
argentina Marta Minujin, que remonta em Kassel seu für Sepulkralkultur, o Museu da Cultura do Sepulcro,
projeto, realizado em 1983, de utilizar 25 mil livros proi- uma instituição dedicada a exibir as diferentes formas
bidos pela ditadura militar em seu país para construir de enterrar os mortos. Pois lá está um dos módulos
uma réplica do Parthenon, a construção grega usada dedicados à performance, o que faz todo sentido, já
como símbolo da democracia. Na cidade alemã, estão que a essência dessa linguagem se constitui de rituais
sendo usados cem mil livros banidos de todas as partes e as distintas formas de encarar a morte não deixam de
do planeta. Esta será a imagem marcante dessa edição, ser rituais. Assim, nesse espaço há desde uma pequena
um sinal do colapso das democracias em todo mundo, mostra em vídeo denominada Exhibition for a Single
questão abordada tanta em Atenas quanto em Kassel Body a projetos de cenário e desenhos homoeróticos
de forma sistemática. do artista grego Yannis Tsarouchis (1910 – 1989).
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